25/10/17 14h15

Programa de aceleração de startups do Bradesco está com inscrições abertas

A quarta edição do inovaBra busca empresas que possam solucionar problemas de inovação dentro e fora do banco

Época Negócios

O programa de aceleração de startups do Bradesco está com inscrições abertas. O inovaBra, que está em sua quarta edição, permite que os participantes atuem com os mais de 69 milhões de clientes do Banco, em mais de 60 mil pontos de atendimentos. Assim com outras grandes corporações, o banco sentiu a necessidade de responder a um dilema comum: investir internamente em inovação ou comprar tecnologias de outras empresas, aponta Luca Cavalcanti, diretor adjunto do Bradesco.

“Percebemos que inovar de maneira colaborativa nos proporciona mais amplitude e agilidade para endereçar os constantes desafios das áreas de negócio. Restringir-se à primeira opção é um risco, porque ninguém sabe de onde vem a próxima grande novidade. A segunda opção também é arriscada porque ameaça atrofiar a cultura interna de pesquisa e desenvolvimento. O ideal é manter em equilíbrio essas duas forças”, afirma Cavalcanti, em nota divulgada pelo banco.

Para participar do programa é necessário ter um projeto inovador de qualquer área que tenha soluções aplicáveis ou adaptáveis ao mercado financeiro. As propostas devem buscar soluções para desafios usando ferramentas como blockchain, inteligência artificial, algoritmos, segurança, engajamento de clientes, pagamentos, internet das coisas, entre outros.

Nas três primeiras edições, o inovaBra startups recebeu 1.606 inscrições - 20 das quais chegaram ao final do programa de aceleração, com o desenvolvimento do Produto Mínimo Viável (MVP, na sigla em inglês) de suas soluções. As dez que foram selecionadas na terceira edição estão agora na fase de concepção do projeto.

Dentre as que foram selecionadas está a Field Control, de São José do Rio Preto, que atua com gestão de prestadores de serviços. Eduardo Santos, CEO da startup, conta que em uma semana o seu negócio evoluiu o que demoraria meses. “O projeto para desenvolvimento da Prova de Conceito é ágil e uma oportunidade única de testar uma solução. De um lado a corporação possibilita impulsiona uma formatação mais robusta de um negócio em estágio inicial e do outro a possibilidade de aplicar algo novo com alta velocidade”, conta o CEO, em nota.

O programa tem duração de 10 meses, sendo quatro destinados ao processo seletivo e seis meses para o processo de interação com o Banco, incluindo melhorias na gestão, busca de sinergia estratégica, operacional e mercadológica.

Os interessados podem se inscrever no programa pelo site www.inovabra.com.br/startups, no período de 17 de outubro a 26 de novembro de 2017.