02/04/19 11h15

Programa de empreendedorismo premiará universitários e startups

Alunos de graduação e pós podem se inscrever até 25 de abril no Empreenda Santander 2019

Unesp

A Agência Unesp de Inovação (Auin) apoia o programa Empreenda Santander 2019, que vai premiar universitários e startups com aportes financeiros e bolsas de estudo no exterior.

O programa tem como objetivo incentivar o empreendedorismo e apoiar ideias inovadoras concebidas dentro do ambiente universitário. A ideia/projeto vencedora receberá aporte financeiro de R$ 30 mil, bolsa de estudos na Babson College para o estudante e para o professor orientador e mentoria de até seis meses. A Babson College fica nos Estados Unidos e é uma das mais renomadas escolas de negócios do mundo.

Para o universitário participar, basta ter uma ideia, ou um projeto já formatado, e se inscrever sob a orientação de um docente vinculado à instituição de ensino em que o aluno está matriculado. As inscrições podem ser realizadas até 25 de abril pela plataforma de empreendedorismo Santander X (brasil.santanderx.com/empreenda).

“O principal motivo para os estudantes participarem do programa é o fato de estarem treinando o empreendedorismo deles, fazendo o curso com a ideia de construir algo que possa vender depois, seja um produto ou um serviço, considerando essa possibilidade de construir um novo caminho para a carreira dele”, afirma o professor Wagner Valenti, diretor da Agência Unesp de Inovação.

“Quando o nosso aluno se forma, em geral, pensa em trabalhar no setor público ou no setor privado, mas poucos pensam em ter a sua própria empresa. É uma minoria que pensa em gerar o próprio emprego. Por isso é importante incentivar esse tipo de pensar empreendedor”, acredita Valenti.

Para quem já tem startup constituída no mercado, o programa tem uma categoria específica para apoiar iniciativas com potencial de crescimento. Nessa categoria, a startup finalista receberá R$ 100 mil, além de bolsa de estudo na Babson College e mentoria de até seis meses.