Programa SP Produz incentiva cooperação e desenvolvimento empresarial na região de Sorocaba
Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo promove fortalecimento de cadeias produtivas locais
Secretaria de Desenvolvimento Econômico de SPO programa SP Produz, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, tem o objetivo de fortalecer as cadeias produtivas locais (CPLs). Cada CPL reúne micro, pequenas e médias empresas de um mesmo segmento que, atuando sob uma governança comum, buscam ampliar sua competitividade e fortalecer seu desenvolvimento, a partir da cooperação.
Alguns dos impactos positivos que as CPLs buscam promover envolvem o compartilhamento de recursos, aquisição coletiva de insumos, troca de experiências, promoção da inovação e redução de custos. Consequentemente, isso promove fortalecimento nos negócios, gerando mais empregos e renda.
Um exemplo está na CPL Metalmecânica, da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), que funciona sob a gestão do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). Essa cadeia produtiva local foi reconhecida pelo Programa SP Produz com o nível mais elevado, avaliada como CPL Madura.
“A Cadeia Produtiva Local Metalmecânica é a maior que nós temos aqui na região. Há algum tempo, nós resolvemos retomar essa cadeia e trazê-la para o parque tecnológico e começamos a mobilizar os empresários, mostrando a importância da união nesta CPL. Nós ajudamos a promover gestão e damos capacitação para esse grupo de empresas e, desde então, essa CPL tem evoluído. Recentemente, tivemos o reconhecimento pelo programa SP Produz. Graças a Deus, estamos conseguindo resultados bem positivos”, explica Nelson Tadeu Cancellara, presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba.
Ele ressalta que o reconhecimento permite à entidade gestora receber recursos para apoiar e prover serviços que atendam aos membros da CPL. “Nós temos uma área de capacitação que pretendemos intensificar na questão de digitalização das empresas. Conseguimos ampliar o laboratório que inauguramos em 2023 e estamos com projeto de comprar alguns equipamentos, como uma impressora 3D que imprime metal. Além disso, vamos melhorar nossa infraestrutura para dar um melhor suporte e atendimento em capacitação intelectual e técnica para esse grupo de empresas que fazem parte da CPL”, detalha.
Por fim, ele destaca: “Esse programa que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico implementou na gestão atual é muito importante. Nós não tínhamos isso no estado, mas agora temos”, encerra.