15/09/22 11h49

Programa visa potencializar economia criativa em Bauru

Jcnet

A Prefeitura de Bauru, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon) e de Cultura, lança, nesta sexta-feira (16), o Cria Sem Limites, projeto de elaboração coletiva de um Plano de Desenvolvimento da Economia Criativa, que conta com dois eventos: o Gera Bauru, às 9h, no Recinto Mello Moraes; e a Feira de Economia Criativa, às 19h30, na Praça Duarte Silva (Praça do Avião), com apresentações de documentários e curtas-metragens produzidos na cidade. 

O Cria Sem Limites foi contemplado pelo Cria SP, programa do Governo do Estado que visa mapear os atores e setores criativos dos locais premiados para ampliar e gerar articulação, projetos e investimentos nos segmentos criativos, além de colocar esse tipo de economia no centro do desenvolvimento financeiro, humano, social e ambiental dos municípios paulistas. 

POTENCIALIDADES 

Segundo o Executivo local, Bauru tem potencialidades que foram determinantes para a seleção ao Cria SP. Entre elas, alguns destaques: o artesanato, com cooperativas, associações e eventos; a culinária artesanal e a gastronomia, inclusive com o sanduíche Bauru reconhecido como patrimônio imaterial paulista; e a música, com escolas, artistas de renome formados na cidade e a banda e orquestra sinfônica, mantidas pelo município. 

CINEMA 

Junto à forte presença desses campos, o cinema foi o segmento criativo destacado por Bauru ao se inscrever no Cria SP. "É um setor de alto desenvolvimento que engloba as empresas de difusão, toda a cadeia audiovisual e as artes performáticas, como as do corpo e as cênicas. O segmento teve Arranjo Produtivo Local (APL) reconhecido pelo Governo do Estado e o município é o 23.º do País em número de empresas de audiovisual. Além disso, conta com o polo tecnológico e a excelência educacional da Unesp como uma plataforma para potencializar esse setor como referência no desenvolvimento estratégico da cidade". 

O objetivo é compor projetos de formação, fomento e centros produtivos ligados a todos os setores criativos, tendo na força do cinema um potencializador de toda a produção criativa do município. 

Além disso, a principal busca é gerar o envolvimento da sociedade civil para que o projeto tenha continuidade e possa adquirir caráter permanente, fortalecendo Bauru como uma referência criativa regional, nacional e internacional. 

LANÇAMENTO 

O projeto Cria Sem Limites será lançado nesta sexta, no Gera Bauru e na Feira de Economia Criativa, com presença de autoridades, empresários, profissionais criativos e população em geral. Estarão nos eventos os membros do grupo de trabalho do programa; as secretárias de Cultura, Tatiana Sa, e de Desenvolvimento Econômico, Gislaine Magrini; o consultor de economia criativa designado pelo Estado, Daniel Joppert; e o coordenador de Difusão Cultural e Economia Criativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Christiano Braga. 

Rede da Unesco

Com o projeto Cria Sem Limites, Bauru se candidatará para a Rede de Cidade Criativas da Unesco, que foi criada para promover a economia criativa, tornando-a o coração do desenvolvimento dos municípios e gerando ações de sustentabilidade em alinhamento com a Agenda 2030. 

Atualmente, essa rede mundial conta com 246 cidades de todos os continentes, promovendo o intercâmbio entre essas localidades. 

fonte: https://www.jcnet.com.br/noticias/geral/2022/09/815650-programa-visa-potencializar-economia-criativa-em-bauru.html