05/07/21 11h20

Projeto no Alto Tietê visa aumenta em 33 toneladas volume de embalagens longa vida recicladas

Subsecretário de Infraestrutura prestigiou lançamento de iniciativa, realizada por ONG e patrocinada por empresa de embalagem

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado de São Paulo

As 12 cidades que integram o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) começaram a participar oficialmente, nesta quinta-feira (1º/07), do projeto do Recicla Cidade, que visa aumentar em 33 toneladas o volume de embalagens longa vida destinadas à reciclagem nestes municípios. A meta é alcançar tal quantidade até março de 2022 por meio da realização de quatro eixos, que, inicialmente, envolverão as respectivas secretarias municipais de Educação e de Esportes: ReciclAção, Recicla Game, Seu Reciclável vale um iPhone e o Movimente-se. 

Capacitação de cooperados e gestores públicos 

Além das embalagens, a ideia é aumentar em 1,7 mil toneladas os demais materiais reciclados e que são coletados nos municípios. O projeto prevê a realização de 120 ações de educação ambiental nas cidades, de modo a atingir 15% de suas populações, o equivalente a 401 mil habitantes. Além disso, tem como meta capacitar 120 cooperados e 60 gestores públicos. 

As informações foram divulgadas em webinar realizado pela organização não governamental Espaço Urbano, responsável pela realização do projeto, que tem patrocínio de uma multinacional de embalagem. 

Plano Estadual de Resíduos Sólidos 

O subsecretário estadual de Infraestrutura, Cassiano Ávila, prestigiou o evento ao lado de José Valverde, coordenador-executivo do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado (SIMA). O Comitê, em 2020, sugeriu, durante reunião institucional com a multinacional, a realização de um trabalho regionalizado, que acabou culminando no atual projeto. 

“Esse assunto é de suma importância para o momento que vivenciamos. A questão da reciclagem e do tratamento de resíduos é uma pauta muito importante e precisamos fomentá-la. O Estado vem, desde o início da atual gestão, induzindo e criando uma nova cultura nesse sentido, e cada passo que conseguimos dentro do próprio Governo, inclusive por meio de ações com o setor privado, é um grande avanço, como a ação de hoje”, destacou o subsecretário. 

O coordenador-executivo do CIRS reiterou, relembrando que a Coleta Seletiva é um dos pontos sensíveis do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS), revisado no último ano. “Essa ação entre patrocinadora e o Espaço Urbano, permitiu essa cooperação, levando conhecimento, gestão, governança, capacitação, dá ao Estado aquela sensação de estar no caminho certo. Por isso, da nossa parte, esse entusiasmo”. 

Evento on-line 

Também participaram do evento on-line o secretário executivo do Condemat, Adriano Leite, a coordenadora da Câmara Técnica de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Claudete Canada, o diretor de Meio Ambiente da empresa parceira, Marcus Fattor, e a diretora da ONG Espaço Urbano, Roseli Barbosa. 

Recicla Cidade

O Recicla Cidade é inspirado no projeto piloto desenvolvido pela ONG nos municípios de Guararema e Salesópolis desde 2017 e 2019, respectivamente. A ideia de propor a realização da iniciativa ao Condemat surgiu em 2020, após uma tratativa entre o CIRS e empresa de embalagem que patrocina a ONG. O Comitê estadual, que já trabalha sob uma política de regionalização e de novas rotas tecnológicas, possui um Protocolo de Intenções firmado com o Consórcio, justamente voltado a realizar trabalhos de estímulo à coleta seletiva e de educação ambiental em âmbito regional. 

fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2021/07/projeto-no-alto-tiete-visa-aumentar-em-33-toneladas-volume-de-embalagens-longa-vida-recicladas/