18/12/09 12h36

Projeto para ampliação do porto avança

DCI

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) anunciou, ontem, que aceitou a versão final do Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/RIMA), para o projeto de ampliação do porto da cidade de São Sebastião. Assim, o projeto avança mais uma etapa e passa agora para análise de outras instâncias, como a prefeitura e Cetesb, para obter sua licença prévia de execução.

Foi retirado do projeto um dos pontos que causava mais polêmica entre a população local: o aterramento do Mangue do Araçá, o último existente na região. "O projeto evoluiu muito ao longo do tempo, ele foi se transformando a partir dos debates. Houve mudanças em relação ao layout e aos métodos de construção", explicou o presidente da Companhia Docas de São Sebastião (CDSS) , Frederico Bussinger.

A licença prévia deve ser emitida nos primeiros meses de 2010. A obra deve ser iniciada entre o final de 2010 e início de 2011, segundo estima o presidente da Companhia. A ampliação do porto é realizada pela CDSS, em parceria com a prefeitura de São Sebastião e visa a descentralização de cargas do estado.