06/12/18 18h02

Projeto “SP Conecta Cidades” é lançado em Barueri

Objetivo do programa é incentivar os municípios a desenvolverem um ecossistema de apoio às startups que seja atuante

Investe São Paulo

Foi lançado nesta quarta-feira (5), em Barueri, a primeira edição do SP Conecta Cidades – iniciativa da Investe São Paulo que visa compartilhar iniciativas para impulsionar o ambiente de negócios e a cultura de inovação nos municípios paulistas.

“O objetivo é sair da capital e contribuir para o desenvolvimento econômico paulista por meio do potencial das startups”, disse o Head do Ecossistema de Startups da Agência, Franklin Ribeiro.

O diretor de Comunicação da Cioeste, co-organizadora do evento, Mauro Sérgio, fez a abertura do evento. Logo após, Franklin explicou a todos como o projeto itinerante deve funcionar e, principalmente, como ele deve contribuir para o amadurecimento do ecossistema local e na promoção da inovação.

Entre os participantes, estavam empreendedores, empresários, investidores, representantes do setor público e de universidades, em um ambiente bastante descontraído e propício às conexões. “Os interesses são os mais diversos, o que é bom. Muitos vieram buscando serem investidores anjo, outros para aprender como criar ou acelerar uma startup, dar ou receber mentoria, ou ainda aprender a como fazer bons pitches”, conta Ribeiro.

Quem falou mais sobre essa forma de se apresentar de maneira muito rápida e sucinta, o chamado pitch, foi Edgar Caetano, professor de oratória. Ele deu orientações essenciais de como fazer um pitch bem estruturado e eficiente: “Quando você está vendendo sua ideia para um investidor, talvez não haja uma segunda chance; portanto é importante estar bem preparado”, reforçou Caetano, que inclusive sorteou um curso entre os presentes.

Depois das apresentações e dicas, o momento foi de interação e que, segundo Franklin, já surtiram efeito: “Soubemos que este primeiro contato já trouxe alguns resultados entre projeto e investidor anjo – e essa é a ideia do SP Conecta Cidades: fomentar e incentivar o crescimento do ecossistema local. Ao longo do tempo, qualquer região paulista poderá dar seus próprios passos e criar uma agenda positiva”, finalizou.

Próxima parada

Para dar continuidade ao SP Conecta Cidades, a Investe São Paulo vai atuar na articulação com representantes de cidades e do ecossistema paulista. Os municípios interessados, por sua vez, deverão trabalhar no envolvimento com os representantes locais, promover o trabalho conjunto, indicar espaços para a realização dos encontros e fornecer dados para o mapeamento de startups.

O próximo encontro será na cidade de Limeira, no dia 11 de dezembro.

Acesse a página do evento no Facebok para marcar sua presença.

https://www.facebook.com/events/505913999908204/