16/01/13 19h26

Projetos inovadores de economia verde são apresentados às prefeituras pela R20

Empresas trouxeram soluções para iluminação pública e eliminação de resíduos sólidos; Nove prefeituras paulistas estiveram presentes

A Investe São Paulo, em parceria com a R20 – Regions of Climate Action, realizou nesta quarta-feira, 16 de janeiro, uma reunião técnica para apresentar às prefeituras de Itu, Paragominas, Santarém, Piracicaba, Campinas, Diadema, Santa Bárbara D’Oeste, Sorocaba, São Paulo e São Carlos, projetos inovadores de economia verde.  A ação é resultado do protocolo de intenções que as instituições assinaram, durante a Rio+20, em 2012, para estimular a promoção de investimentos no setor dentro do Estado.

Durante a manhã, os participantes conheceram o projeto “Street Lights”, conduzido pela empresa americana Lighting Science Group. A ideia é incluir lâmpadas de LED na iluminação pública, fazendo que o gasto energético seja equivalente a apenas 30% do  consumo dos postes tradicionais. Assim, os 70% economizados nesta conta poderiam ser utilizados para que a prefeitura pague os próprios custos da instalação do projeto, o que facilita a implementação inclusive em municípios com baixo orçamento.

Já na parte da tarde foi apresentado o projeto “Zero Waste”, da empresa Zero Waste Global. Os executivos mostraram uma proposta de eliminação de lixo a partir da construção de um centro de triagem mecânica, e propuseram-se a analisar os gargalos de lixo de cada município para apresentar as soluções mais adequadas.

Rede de parceiros
A R20 – Regions of Climate Action é uma parceria público-privada fundada em cooperação com as nações unidas e vinte regiões sub-nacionais. Hoje, ela é formada por mais de 500 regiões entre estados e províncias, além de cerca de 105 agendes financiadores. O objetivo é ajudar municípios e países a implementarem políticas de desenvolvimento econômico sem grandes custos.

Essa rede de parcerias permitiu que esses projetos apresentados pela R20 na reunião desta quarta-feira, em São Paulo, fossem criados no modelo turnkey. Isso significa que, caso um município se interesse em realizá-lo, a empresa se responsabiliza por executar todas as obras e instalações, entregando a “chave” para a prefeitura apenas utilizar o serviço.  O pagamento também só é feito após a conclusão do projeto.
O evento foi organizado pela Gerência Geral de Relações Internacionais da Investe SP, em parceria com o R20 e as prefeituras municipais e realizado na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

Representando a R20, estiveram presentes Terry Tamminen, diretor, e Jorge Machado, diretor executivo. Da Lighting Science Group, veio Fred Maxik, fundador e Chief Technology Officer. E da Zero Waste Global veio Anthony Zollezzi, fundador e Chairman. Já as apresentações institucionais da Investe SP foram feitas por Hans Schaeffer, diretor, e por José Pedro Fittipaldi, especialista ambiental. O subsecretário de Energias Renováveis, Milton Flávio, também esteve presente.