18/04/19 12h00

ProVA inaugura Ótica do Futuro

Coordenado pela ABDI, Laboratório de Inovação do Varejo lança, em São Paulo, loja conceito com as últimas tendências do mercado ótico

ABDI

Tecnologia inédita no Brasil, o Espelho Virtual surgiu como uma importante inovação para o mercado ótico nacional. Desenvolvido pela startup Clickvision, o espelho permite ao usuário experimentar, virtualmente, modelos variados de óculos, antes de efetivar a compra. “O objetivo é aprimorar a experiência do cliente, já que ele vai economizar tempo, dinheiro e terá mais comodidade e conveniência. Depois de baixar o aplicativo, ele pode provar os óculos pela câmera do smartphone ou tablet, acessando lançamentos de modelos exclusivos da sua marca preferida”, explicou o CEO da Clickvision, Cláudio Jaques, durante o lançamento da loja conceito da Ótica do Futuro, no dia 12 de abril, no Laboratório de Inovação do Varejo (ProVA), localizado no Shopping Frei Caneca, em São Paulo.

Coordenado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com o apoio do Ministério da Economia, o ProVA busca fortalecer a conexão entre empresas varejistas e agentes de inovação, empreendedores, investidores, aceleradoras, universidades e governo. “A ideia do Espelho Virtual surgiu em 2017, mas somente depois que passamos pelo Ciclo de Aceleração do ProVA, que conseguimos validar e formatar a tecnologia. Com apenas alguns cliques, o cliente escolhe uma infinidade de modelos e cores e ainda pode optar por receber seus óculos em casa ou retirar na ótica mais próxima”, acrescentou Jaques.

Para o diretor de Planejamento da ABDI, Walterson Ibituruna, o grande diferencial do ProVA está na conexão direta entre quem produz inovação e quem faz o varejo acontecer. “O ProVA é um ambiente que promove a cultura da inovação, da troca e da multiplicação de ideias e soluções. Em apenas 10 meses, foram firmados mais de 15 contratos entre startups residentes e empresas varejistas, incluindo um registro de patentes. Essa é a certeza de que estamos no caminho certo”, frisou o diretor.

Outra tecnologia agregada à Ótica do Futuro foi apresentada pela startup HandOver, que participa atualmente do 3º Ciclo de Aceleração do Laboratório. Criada em maio de 2018, a startup propõe a utilização de lockers modernos (armários modulares), com um mecanismo de segurança que pode ser destravado via aplicativo. “Desta forma, o cliente pode optar por receber os óculos em casa, buscar na loja ou escolher um dos nossos lockers espalhados em pontos estratégicos. Para isso, basta baixar o aplicativo e programar a retirada no momento mais conveniente”, informou o founder da HandOver, Alexandre Tavares, ao ressaltar que a startup busca resolver problemas simples de mobilidade e logística urbana, por meio da plataforma digital.

A Ótica do Futuro é a segunda loja conceito elaborada pelo ProVa e funcionará por quatro meses, ficando aberta à experimentação do público, de segunda a sábado, das 10h às 22h.