29/06/20 14h00

Prudente oficializa primeira aceleradora de startups da região

Serão ofertadas mais de 16 mil vagas em mais de 300 municípios; interessados têm até 14 de novembro para se inscrever

O Imparcial

Na tarde de ontem, Presidente Prudente se colocou novamente na vanguarda de desenvolvimento tecnológico na região, ao oficializar na Fundação Inova Prudente, o Programa Inova Mais, previsto nas leis 9.086/2018 e 9.370/2017. Na cerimônia, também foi entregue um espaço destinado ao processo de aceleração que vem sendo realizado desde 2018. O programa tem como objetivo estimular a cultura da inovação e do empreendedorismo tecnológico, apoiar a criação e o desenvolvimento de startups, promover o desenvolvimento e aperfeiçoamento de projetos e negócios inovadores de base tecnológica, desenvolver e consolidar o ecossistema de empreendedorismo e inovação local, além de conectar o ecossistema de startups aos demais polos de tecnologia e inovação.

De acordo com o secretário municipal de Tecnologia da Informação, Rogério Marcus Alessi, a cerimônia contou com a oficialização do programa de aceleração de startups e a entrega de um espaço que poderá ser utilizado por todos os empreendedores que passaram/passam pelo programa. A aceleração de startups, segundo ele, é um recurso a qual os empreendedores têm para “encurtar o tempo” para lançar o produto ou o serviço no mercado.

“Como o mercado e a sociedade mudam rapidamente, as boas ideias também precisam dessa rapidez para se consolidar. Então, o empreendedor precisa desse apoio para se desenvolver, seja através do marketing, de questões jurídicas, de finanças, de tecnologia, ao ponto de transformar a sua ideia em um produto. Aqui na Inova esse processo dura aproximadamente cem dias”.

Presente na inauguração, o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PSDB) destacou que o local (Inova Prudente) fomenta, desde sua criação, a inovação e a tecnologia. “Esse local trouxe um futuro diferente para Prudente, sobretudo, para aqueles que trabalham com a economia criativa, e que fomentam o desenvolvimento da nossa cidade”.

Espaço da aceleradora

A sala do Programa Inova Mais se encontra no espaço Coworking, tem aproximadamente 60 metros quadrados, e possui pintura e decoração temática. Além disso, é climatizada e já conta com móveis e equipamentos necessários para que as startups que atualmente passam pelo processo de aceleração possam receber mentorias e capacitações. Em virtude da pandemia da Covid-19, apenas apoiadores e acelerados foram convidados para cerimônia, inclusive, alguns receberam um crachá que dará acesso ao espaço.

SAIBA MAIS

A Inova Prudente segue se consolidando como uma aceleradora de startups desde 2018 quando publicou seu primeiro edital. Naquele ano, 20 projetos foram selecionados e receberam mentorias, e cinco deles tiveram o suporte de bolsa-auxílio, sendo eles: Cotton Apps, Vision Play, WePass, Read Easy e DeepView. Já no ano de 2019, a Inova Prudente acelerou 20 novos projetos, sendo que dez deles receberam bolsa-auxílio inovação.

Atualmente, 20 projetos passam pelo processo de pré-aceleração, que já está em fase final, e que contou com uma parceria inédita da Darwin Startups, eleita em 2018 e 2019 como a melhor aceleradora do país pela ABStartups (Associação Brasileira de Startups) e a primeira a se tornar filiada à Techstar, uma das principais aceleradoras do mundo. As informações foram obtidas junto à Inova Prudente.