Qualifica SP oferece mais de 1,1 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos no estado de São Paulo
Inscrições estão abertas até 22 de maio e devem ser feitas pelo site do programa; Auxiliar administrativo, informática, logística e operador de empilhadeira são alguns dos cursos disponíveis
Secretaria de Desenvolvimento Econômico de SPO Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), está com 1.165 vagas abertas para cursos gratuitos e presenciais de qualificação profissional do Qualifica SP, programa voltado à introdução ou recolocação de pessoas no mercado de trabalho. Os interessados devem se inscrever pelo site qualificasp.sp.gov.br até o dia 22 de maio.
A oferta do Qualifica SP conta com aulas presenciais em 29 cidades do estado e serão promovidas por professores do SEST/SENAT nas unidades da instituição. Os cursos serão disponibilizados em três turnos: manhã (8h às 12h), tarde (13h às 17h) e noite (18h às 22h). Confira no site do programa mais detalhes sobre os municípios com cursos disponíveis.
As vagas estão distribuídas entre duas modalidades do programa:
– Novo Emprego (NE): voltado a jovens e adultos entre 25 e 59 anos que desejam se qualificar em uma nova área ou iniciar uma nova carreira. Os cursos oferecidos são: Almoxarife (20 vagas), Gestão de Pessoas (80 vagas), Logística (40 vagas) e Operador de Empilhadeira (480 vagas).
– Meu Primeiro Emprego (MPE): direcionado a jovens de 16 a 24 anos que buscam a sua primeira oportunidade no mercado de trabalho. Estão disponíveis os cursos de Auxiliar Administrativo (440 vagas) e Pacote de Informática (105 vagas).
A escolha dos cursos foi realizada após análises das demandas de mercado em todo o território estadual. O objetivo é fazer a conexão entre aprendizado e empregabilidade, oferecendo treinamento em segmentos em que há vagas em aberto.
Como se inscrever
As inscrições devem ser realizadas pelo site do programa até o dia 22 de maio. Podem participar candidatos alfabetizados, domiciliados no estado de São Paulo e com idade compatível com a modalidade escolhida. Caso o número de inscritos ultrapasse o número de vagas, serão priorizadas pessoas menores de idade, com deficiência, desempregadas e com baixa renda.
A convocação será feita por e-mail, e os selecionados deverão comparecer à unidade escolhida para confirmar a matrícula nos dias 26 ou 27 de maio.
As aulas têm previsão de início para o dia 28 de maio. Para receber o certificado, o aluno deve ter ao menos 75% de presença nas aulas do curso.