13/05/22 11h46

Raízen investirá R$ 2 bilhões em duas novas plantas de etanol 2G

NovaCana

A empresa de energia Raízen disse nesta quarta-feira, 11, que seu conselho de administração aprovou um investimento de R$ 2 bilhões para a construção de duas usinas de etanol de segunda geração (E2G) no estado de São Paulo.

As usinas adicionarão uma capacidade de 164 milhões de litros de biocombustível por ano – com capacidade de 82 milhões de litros cada – e devem entrar em operação em 2024. Elas serão integradas às usinas Univalem, em Valparaíso (SP), e Barra, em Barra Bonita (SP).

“O investimento esperado já considera o cenário atual de inflação e câmbio para o suprimento e fornecimento de máquinas, equipamentos e mão de obra”, disse a empresa em comunicado ao mercado.

Com as novas unidades, a Raízen será o único produtor mundial a operar quatro plantas de etanol celulósico em escala industrial com uma capacidade instalada total de 280 milhões de litros por ano, dos quais 80% do volume foi comercializado em contratos de longo prazo, acrescentou a empresa.

“Anunciar a construção simultânea de duas plantas E2G é passo importante na expansão do nosso portfólio de soluções em renováveis e a materialização da proposta de valor apresentada ao mercado”, disse o CEO da Raízen, Ricardo Mussa, em comunicado enviado à imprensa.

Ele completa: “Acreditamos no alto potencial energético e sustentável da cana e nossa recompensa é ter a resposta positiva do mercado aos nossos produtos, impulsionando a ampliação dos parques de bioenergia e nos dando a oportunidade de liderar, junto aos nossos parceiros e clientes, a transição energética global”.

A empresa já possui uma unidade anexa à usina Costa Pinto, em Piracicaba (SP), e está construindo outra planta – anunciada em junho do ano passado – na unidade Bonfim, em Guariba (SP).

 

Fonte: https://www.novacana.com/n/industria/investimento/raizen-investira-r-2-bilhoes-duas-novas-plantas-etanol-2g-120522