15/07/08 10h34

Receita da Philips no Brasil cresce 25% no semestre

Valor Econômico - 15/07/2008

Pelo segundo trimestre consecutivo, a holandesa Philips registrou desempenho positivo no Brasil e nos demais países da América Latina em detrimento do resultado global da companhia, que encerrou o primeiro semestre deste ano com um lucro líquido de 939 milhões de euros contra os 2,4 bilhões de euros do mesmo período de 2007, uma queda de 60,8%. A divisão da América Latina da Philips registrou no primeiro semestre lucro líquido de 815 milhões de euros, um aumento de 12% quando comparado aos seis primeiros meses do ano passado, segundo Paulo Zottolo, presidente da Philips América Latina. Deste montante, cerca de 70% é proveniente das vendas verificadas no Brasil, segundo fontes do setor. A receita da unidade brasileira teve alta de 25% entre janeiro e junho de 2008 em relação ao primeiro semestre do ano passado. Os televisores puxaram o bom desempenho da Philips no período. As vendas da categoria - que representa metade de todo o segmento de eletroeletrônicos da empresa - subiram 20% no primeiro semestre. "O resultado é proveniente dos nossos investimentos em marketing", disse Zottolo. "Neste ano, destinamos 4,8% do faturamento em publicidade. Este percentual é o dobro dos demais países", afirma. O Brasil é um dos mercados estratégicos para os fabricantes de televisores. O país é um dos cinco maiores consumidores de aparelhos de TV no mundo, com uma demanda de 10 milhões de aparelhos por ano. A previsão é que sejam comercializados em 2008 duas milhões de unidades de TVs de alta definição (LCD e plasma). No resto do mundo, esse segmento vem registrando quedas sucessivas.