18/05/09 10h21

Rede Starwood planeja expansão na América Latina

Valor Econômico - 18/05/2009

O grupo hoteleiro americano Starwood Hotels & Resorts Worldwide, planeja expandir seus negócios no país e já iniciou conversas com potenciais parceiros para ampliar as operações, mas o presidente mundial da companhia, Frits van Paasschen, diz ainda que é cedo para fazer anúncios.

Van Paasschen afirma que é um novo momento do grupo no país. A Starwood tem uma presença pequena no país: são apenas seis hotéis. Para o executivo, o Brasil e outros países da América Latina têm vantagens em fases de crise porque há "mais expertise" em lidar com as turbulências do que na América do Norte e na Europa. Além disso, por causa da histórica taxa de juros elevada, o nível de endividamento na região é menor nos projetos, o que torna o sistema menos vulnerável. Outro ponto forte, afirmou Van Paasschen, é que as exportações de commodities, nas quais o Brasil é forte, estão mais estáveis.

Atualmente, a Starwood tem duas marcas em operação no país: a Four Points e a Sheraton, ambas de luxo. Em outubro do ano passado, o grupo voltou a operar um Sheraton em São Paulo, depois de ter saído do Estado com o fim da parceria Sheraton-Mofarrej, em 2003. Segundo van Paasschen, estão mantidos os planos de passar a atuar na América Latina com outras bandeiras e o grupo já iniciou conversas com investidores no país.

Para a América Latina, estão previstos cerca de 20 projetos para os próximos três anos. A projeção é fazer pelo menos cinco aberturas na região este ano. No Brasil, há interesse por investimentos em cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre. O foco da rede neste momento, é realizar conversões, ou seja, transformar hotéis de outras marcas ou independentes em uma das nove marcas da Starwood.