24/01/20 14h18

Redes de supermercados se expandem em Sorocaba

Associação projeta crescimento maior para cidades do interior de SP

Jornal Cruzeiro do Sul

Os supermercados tiveram em 2019 um ano avaliado como positivo, contabilizando a abertura de várias unidades em Sorocaba. A Associação Paulista de Supermercados (Apas) projeta que em 2020 o crescimento do setor varejista alimentar deve variar entre 2% e 2,4%, maior valor dos últimos cinco anos.

Até novembro do ano passado os mercados, supermercados e hipermercados sorocabanos geraram 580 postos de trabalho, ficando atrás apenas da capital paulista, que abriu 1.887 vagas no setor.

Somente a Rede Bom Lugar inaugurou ao longo de 2019 cinco novas lojas, além de um posto de gasolina, empregando 300 pessoas. No total, a marca gera em torno de 1.800 empregos diretos, fora os indiretos não mensurados. Segundo a gerência da Rede Bom Lugar, atualmente são 24 unidades no município, e ao todo 40 lojas em dez cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

A cidade contou também com a inauguração da primeira unidade do Confiança Supermercados, que escolheu Sorocaba para abrigar a maior loja da rede, criada em Bauru. Ao todo foram gerados 570 postos de trabalho diretos, 150 indiretos e mais 100 empregos nas 23 lojas de apoio. A segunda unidade na cidade ainda não data de inauguração, mas será instalada na zona leste.

Ainda conforme a Apas, a rede São Vicente também deve fazer sua estreia na cidade em março de 2020, com 200 vagas entre diretos e indiretos geradas. O Tenda Atacadista vai inaugurar a 15º loja da rede em Sorocaba, na avenida Itavuvu (leia abaixo).

De acordo com Thiago Berka, economista da Apas, os bons números vêm da Black Friday e Natal. “A partir de agosto, o setor teve uma aceleração da atividade econômica mais intensa impulsionada pelos efeitos dos juros menores, a aprovação da reforma da Previdência, liberação do FGTS”, explicou.

A projeção da Apas para 2020 é fechar o ano com 12 mil contratações em todo o Estado. Os números são retratados também na pesquisa de confiança, em que 44% dos empresários esperam aumentar o quadro de funcionários.

Entre os municípios paulistas, a estimativa da Apas é que Sorocaba, São José dos Campos, Marília e Bauru deverão crescer acima do PIB neste ano. Para o economista, o motivo da boa projeção está no fato de que o interior consegue sair da crise de maneira mais fácil. Ainda na pesquisa de confiança, os empresários indicaram que a medida ou reforma mais importante para o setor em 2020 é a tributária (sendo citada por 81% dos entrevistados). Na sequência ficaram a reforma administrativa (50%) e o programa Carteira Verde e Amarela (44%).

Com mais de 1.500 associados, a pesquisa da Apas aponta que o índice de satisfação do empresário para o próximo ano com o setor varejista alimentar é de 60%. Apenas 16% tiveram um olhar mais pessimista sobre o futuro. (Larissa Pessoa)

Tenda Atacado abre nova loja no dia 30

O Tenda Atacado inaugura no próximo dia 30 de janeiro (quinta-feira) a primeira unidade em Sorocaba, na zona norte, a 35ª da rede. O empreendimento terá 10 mil m2 de área total, com 4.500 m2 de área de vendas, e atenderá tanto comerciantes como consumidores finais. São 200 postos de trabalho diretos e 250 indiretos.

A nova loja será aberta na avenida Itavuvu, 2.182 (antigo Plaza Shopping). O estacionamento tem 320 vagas de estacionamento, sendo 90 delas cobertas. Há também entrada pela rua Atanázio Soares, paralela à avenida Itavuvu.

De acordo com Fernando Alfano, diretor de Operações do Tenda, a inauguração leva em conta as oportunidades oferecidas pelo desenvolvimento econômico da cidade e da região. “Ter uma loja em Sorocaba é um sonho antigo do Tenda que agora se torna realidade. A cidade tem muitos atrativos para os negócios. Além de ser uma das mais populosas da região, tem apresentado um crescimento sustentável e a sua população tem vocação empreendedora”, diz Alfano. O Tenda tem outras duas lojas na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), em Itu e Salto.

Marcos Samaha, CEO do Tenda, destaca que a loja em Sorocaba “oferecerá uma grande variedade de produtos, incluindo uma área de hortifrúti diferenciada e um açougue com a qualidade de origem Marfrig”. Informa ainda, que unidade será totalmente climatizada e terá “caixas de autoatendimento, conhecidos como self check-outs”, a fim de agilizar o pagamento. “Teremos também uma lanchonete própria”, de acordo com Samaha.

O Tenda Atacado também oferece aos clientes a opção de comprar pelo site (tendaatacado.com.br) ou aplicativo (disponível para Android e IOS) e retirar o pedido na unidade de Sorocaba, evitando filas e poupando tempo. Para quem fizer as compras pelo site ou aplicativo, a loja terá um ponto de retirada de mercadorias com duas vagas exclusivas para veículos, de fácil acesso e dentro do estacionamento coberto.

Fundado em 2001, o Tenda é uma empresa brasileira com 35 lojas na Grande São Paulo, capital, litoral e interior paulista.