28/11/09 11h45

Redes varejistas devem ter um dos melhores Natais

Folha de S. Paulo

O consumidor deve gastar neste Natal até o dobro do que desembolsou no final de 2008, o que deve levar o comércio a ter um dos melhores faturamentos dos últimos anos. Condições mais favoráveis de crédito, renda, juros e prazos de financiamento farão com que, para algumas lojas, as vendas voltem a ter o desempenho de antes da crise financeira mundial, iniciada em setembro de 2008. Grandes redes varejistas avaliam que o resultado neste final de ano pode até ser o melhor já registrado no país.

Projeção feita pelo Provar (Programa de Varejo) da Fundação Instituto de Administração da USP, com base na Pesquisa Trimestral de Intenção de Compras, aponta que os consumidores vão gastar 25,2% mais com a compra de eletroeletrônicos, 14,8% mais com eletrodomésticos e 3,1% mais com produtos de informática e eletroportáteis. O gasto médio com eletroeletrônicos será da ordem de R$ 1.500 (US$ 872,1) por compra. No ano passado, esse valor foi ao redor de R$ 1.200 (US$ 655,7).

As vendas no comércio devem crescer no próximo mês R$ 10,4 bilhões (US$ 6,1 bilhões) sobre dezembro do ano passado, segundo cálculo feito pela MB Associados, com dados do IBGE. Esse valor é quase dez vezes maior do que o de R$ 980 milhões (US$ 535,5 milhões) alcançado em dezembro de 2008 (sobre igual mês de 2007). "É verdade que grande parte dessa recuperação tem a ver com uma base de comparação muito fraca. Mas também é verdade que parte dessa recuperação se dá pelo dinamismo interno da economia", afirma Sérgio Vale, economista-chefe da MB Associados. No acumulado de 12 meses encerrados em agosto do próximo ano, o aumento de consumo deve alcançar R$ 103 bilhões (US$ 59,9 bilhões), segundo estimativa da consultoria.