24/02/16 13h01

Região Administrativa de Sorocaba tem investimentos de R$ 2,5 bilhões

Valor refere­se a empreendimentos industriais e comerciais concretizados em 2014 e 1o semestre

Cruzeiro do Sul

A Região Administrativa de Sorocaba (RAS), composta de 47 cidades, recebeu R$ 2,5 bilhões (US$ 642,5 milhões) de investimentos em 2014, segundo a Pesquisa de Investimentos Anunciados no Estado de São Paulo 2014 e resultados preliminares do 1º semestre de 2015. Porém, no mesmo período, o valor total anunciado foi de R$ 3,5 bilhões (US$ 895,3 milhões), o que representaria um aumento de 13,21% sobre o valor total de investimentos em 2013, que foi de R$ 3,1 bilhões (US$ 789,4 milhões), mas parte dos empreendimentos anunciados não foram concretizados. Com isso, pelo menos R$ 997 milhões (US$ 252,8 milhões) deixaram de ser investidos na RAS em 2014, porque duas empresas previstas não foram construídas: a chinesa Foxconn, em Itu, e a também chinesa Metro­Shacman, em Tatuí. Elas gerariam, juntas, mais de 11 mil empregos. O motivo teria sido a crise econômica.

5ª posição

De acordo com a pesquisa, que é realizada anualmente pela Fundação Estadual de Análise de Dados (Seade), a RAS ficou na 5a posição em 2014, entre as 16 regiões analisadas no estudo, o que correspondeu a 2,5% dos investimentos anunciados no ano para o Estado. Além da indústria, a pesquisa também leva em conta os investimentos anunciados em infraestrutura, serviços e comércio.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Sorocaba, Geraldo Almeida, apesar
dos empreendimentos que não passaram dos projetos, a RAS teve um bom resultado em 2014 no total de investimentos no setor industrial e nos demais em função da localização privilegiada de Sorocaba no chamado "triângulo de ouro", composto também por São Paulo e Campinas. Juntas, essas Regiões Administrativas somam 33% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial do Estado.

Com a maior parte dos investimentos no setor industrial, a RAS atraiu grandes empreendimentos, três deles em Sorocaba, como a fábrica de eletrocentros da suíça ABB, com investimentos de US$ 200 milhões, e a ampliação da capacidade da planta da italiana Prysmian, onde são fabricados cabos de alumínio e cobre, principalmente para o segmento de óleo e gás, e fibras ópticas para telecomunicações, com investimentos de US$ 25,8 milhões, além da ampliação da linha de produção de escavadeiras e retroescavadeiras, pela britânica JCB, em Sorocaba (US$ 2,6 milhões).

Nos municípios da RAS, os destaques foram os investimentos da japonesa Aisin Automotive na ampliação da capacidade da fábrica de peças para portas de automóveis e instalação da planta de componentes de motor, em Itu (US$ 173,6 milhões), e a construção da fábrica de pastilhas e lonas de freio automotivas pelaTMD Friction, do grupo japonês Nisshinbo, que se transferiu de Indaiatuba para Salto (US$ 63,6 milhões).

Já a cidade de Tatuí recebeu investimentos de US$ 30 milhões para a instalação de linhas de produção de frios fatiados, duas para cárneos e uma para lácteos, pela BRF. E em Boituva foram mais US$ 2,1 milhões para a fábrica de missô (massa de soja e arroz) e de outros alimentos asiáticos, pela Sakura.

Expansão

De acordo com Almeida, Sorocaba continua sendo bastante procurada por empresas estrangeiras, sobretudo por grupos chineses, mas a previsão é que o total de investimentos ao longo do ano se mantenha igual ou um pouco menor aos anos anteriores. "Sorocaba sempre que é consultada costuma não perder investimentos. E, no momento, temos dois grandes grupos interessados na cidade e podemos ter bons resultados em breve", afirma.

Além disso, Almeida destaca que pelo menos três empresas da cidade atualmente estão em fase de expansão e fazendo investimentos. "A Tecsis, do ramo de energia eólica, deverá inaugurar uma fábrica até o final do ano para unificar suas várias plantas produtivas. A Flextronics está finalizando as obras do seu novo centro de
distribuição e a PepsiCo também investe nas obras de ampliação da sua unidade em Sorocaba, mas os valores dos investimentos não foram divulgados", diz o secretário.

No setor de serviços, o destaque foi a construção do shopping Catarina Fashion Outlet, pela JHSF, em São Roque, às margens da rodovia Castelo Branco, com investimentos totais de US$ 52,9 milhões (R$ 208,1 milhões). E os principais investimentos do setor comercial foram para Sorocaba: implantação da segunda unidade atacadista Makro (US$ 15,8 milhões ou R$ 62,1 milhões) e uma dos Supermercados Lopes (US$ 7,8 milhões ou R$ 30,7 milhões), mais uma do Extra (US$ 3,1 milhões ou R$ 12,2 milhões) e uma do Minuto Pão de Açúcar (US$ 531 mil ou R$ 2 milhões).