17/04/13 11h07

Região concentra 2º maior investimento no setor da cana-de-açucar em 10 anos

O Imparcial

Do total investido na indústria da cana-de-açúcar paulista entre 2000 e 2010, 19% foram aplicados na 10ª Região Administrativa (10ª RA) do Estado. A regional prudentina só perde para Araçatuba, onde o investimento representou 25% do montante. O cenário é apontado pelo estudo da Fundação Sistema de Análise de Dados (Seade), divulgado ontem, que revela a expansão ocorrida no setor sucroalcooleiro paulista na década passada. O segmento já responde por 14% de todos os lucros da indústria estadual.

Presidente Prudente está entre as oito regiões do Estado com maior representação no setor. De acordo com dados do Seade, estes territórios tiveram ampla expansão industrial e em 2010 concentravam 5,4% do produto industrial do País, enquanto em 2000 a participação era de 5%. Este crescimento contribuiu para que houvesse uma desconcentração industrial no Estado, com perda expressiva da participação da Região Metropolitana de São Paulo. Colaborou para a mudança o crescimento do “corredor asiático”, formado por Campinas e Sorocaba, especializado na produção automobilística e de eletrônicos.

Por mais que a região de Prudente figure entre os líderes da produção sucroalcooleira, os dados do Seade mostram que a participação regional nos lucros do setor ainda não faz frente a outras regiões. Enquanto a 10ª RA concentra 6,4% dos dividendos da indústria da cana, áreas como Ribeirão Preto sustentam 22% de participação.