02/02/12 19h31

Região de Assis receberá mais de R$ 1,8 mi em investimentos

Secretário Paulo Alexandre esteve reunido com prefeitos, empresários e representantes de 20 cidades da Região de Assis para anunciar uma série de ações e investimentos na região

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, anunciou nesta quinta-feira, 2 de fevereiro, durante a 9ª edição do Acelera SP, em Assis, uma série de ações do Governo do Estado para a região. O gerente de Relações Institucionais e Internacionais da Investe São Paulo, Wilson Soares, também participou do evento, que marcou a assinatura de um protocolo de intenções com o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP).

O protocolo prevê a elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico Regional do Vale do Paranapanema, além da realização de um estudo de viabilidade técnica, econômica e financeira para a implantação de um Centro de Fortalecimento da Competitividade e Inovação. Esse centro pode se tornar um embrião para o futuro Parque Tecnológico a ser instalado na região.

“O Acelera São Paulo representa o esforço do Governo do Estado para aproximar e estreitar as relações com os municípios, apresentando aos prefeitos as ações que irão contribuir com o crescimento das diversas regiões do Estado”, explicou o secretário. Os encontros do Acelera São Paulo pretendem percorrer todo o Estado, dividido em 14 regiões com afinidades econômicas, para fortalecer o diálogo e a troca de experiências entre os poderes públicos municipais, a secretaria e os setores produtivos regionais.

O município de Assis recebeu a nona edição do encontro, em que foram debatidas propostas de estímulo à atividade econômica focadas nas vocações regionais e na geração de emprego e renda. O evento destacou ações voltadas à capacitação de mão de obra, incentivo à pesquisa, atividades no setor de ciência e tecnologia, apoio ao microempreendedor, expansão do acesso aos ensinos técnico e superior, além da atração de novos investimentos.

Nesta edição foram contemplados 20 municípios: Assis, Borá, Campos Novos Paulista, Cândido Mota, Cruzália, Echaporã, Florínea, Ibirarema, Iepê, João Ramalho, Lutécia, Maracaí, Nantes, Oscar Bressane, Palmital, Paraguaçu Paulista, Platina, Quatá, Rancharia e Tarumã.

Pacote de investimentos para Assis
O pacote de investimentos contempla a implantação de três novas unidades do Espaço Empresarial – nos municípios de Assis, Palmital e Paraguaçu Paulista – com a liberação de R$ 70 mil para cada prefeitura, além da adesão de Quatá, Palmital e Paraguaçu Paulista ao Sistema Integrado de Licenciamento (SIL). A adesão permite ao município disponibilizar a micro, pequenos e médios empreendedores um serviço unificado para obtenção de licenças que possibilitem o funcionamento de suas atividades econômicas.

Além disso, foi assinado protocolo de intenções com a prefeitura de Assis para contratação de laudos técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), por meio do Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem), a fim de avaliar áreas de risco associadas a escorregamentos, erosões, inundações e incêndios.

Paulo Alexandre confirmou, ainda, a disponibilização de R$ 1,32 milhão em recursos do programa Via Rápida Emprego para a criação de 630 vagas previstas para 2012 nos municípios de Assis, Borá, Cândido Mota, Echaporã, Florínea, Ibirarema, Iepê, João Ramalho, Lutécia, Oscar Bressane, Palmital, Paraguaçu Paulista, Platina, Quatá, Rancharia e Tarumã. São cursos gratuitos, nas áreas da construção civil, comércio, serviços e indústria, com duração de 30 a 90 dias.