07/06/23 14h41

Região de Jundiaí gera emprego no início do ano

A realidade regional acompanha o estado de São Paulo, mas se distancia do cenário do país

Jornal de Jundiaí

Em todos os municípios próximos de Jundiaí, o início do ano foi positivo quando o assunto é geração de emprego, seguindo tendência do estado de São Paulo. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), na Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), a geração de emprego foi maior em alguns municípios, mas todos ganharam vagas no primeiro quadrimestre do ano.

Segundo o economista Gildo Canteli, a região e o estado têm infraestrutura e isso propicia a geração de emprego. "São vários fatores, mas como o estado de São Paulo tem as melhores estradas, muitas empresas se instalam aqui. São Paulo tem um número muito maior de emprego que outros estados, mas é um conjunto de investimentos que atraem as empresas para cá."

Ainda de acordo com o Caged, no primeiro trimestre, os empregos gerados em São Paulo (54,9 mil) corresponderam a 30,5% do país (180 mil). A nível nacional, a taxa de desemprego, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está em 8,8%, com 9,4 milhões de desempregados. O número é o quarto maior dentro do G20, as 20 nações com as maiores economias do mundo, ficando atrás apenas da África do Sul, Espanha e Turquia. Isso mostra que a realidade da RMJ é animadora em comparação ao restante do país.

Esmiuçando

Dentro dos dados, Canteli diz que foram gerados "2.694 empregos formais na RMJ nos primeiros quatro meses deste ano. Jundiaí lidera com a criação de 1.043 postos de trabalho, respondendo por 38,72% do total de empregos criados. A taxa de crescimento alcançou 0,59% na cidade."

"Em seguida vem Cabreúva, onde foram criados 608 empregos formais, com taxa de crescimento de 3,52%. Na terceira posição vem Várzea Paulista, com a criação de 504 postos de trabalho e taxa de crescimento de 2,75%. Louveira está na quarta posição, com mais 187 empregos ( 1,21%); Itupeva vem a seguir com a criação de 174 empregos ( 0,59%); em Jarinu foram criados 136 postos de trabalho ( 1,55%); e na sexta posição está Campo Limpo Paulista, onde foram criados 42 empregos formais ( 0,40%)", explica o economista.

Na região, segundo Canteli, os dados preliminares do Censo do IBGE mostram que Jarinu foi o município que teve maior aumento de população. Por outro lado, Cabreúva teve decréscimo em relação à projeção de população, mas foi o município que teve maior aumento na geração de emprego. "Uma cidade pode ofertar emprego, mas precisa de plano de habitação, senão vai gente de outra cidade só para trabalhar. Não é só o emprego que leva ao aumento da população, tem que ter programa de habitação também", diz o economista, ressaltando também que o índice deve ser analisado levando em consideração o emprego proporcional à população.

Fonte: https://sampi.net.br/jundiai/noticias/2766339/jundiai/2023/06/toda-regiao-gera-emprego-no-inicio-do-ano