26/08/09 11h15

Região do ABC Paulista receberá US$ 4,5 bi em investimentos do PAC

DCI

Em visita ontem a São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a região irá acompanhar o processo de desenvolvimento que será promovido com a exploração da camada petrolífera do pré-sal. Ele afirmou que o Consórcio Intermunicipal, composto pelos sete municípios - Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra -, "é um exemplo de maturidade para todo o Brasil".

Lula anunciou que até 2010 o governo federal investirá R$ 8,5 bilhões (US$ 4,5 bilhões) no ABC Paulista. Destes, R$ 1,7 bilhão (US$ 894,7 milhões) se destinará à Refinaria de Capuava e R$ 1,2 bilhão (US$ 631,6 milhões) para obras do Rodoanel (que consumirá, no total, R$ 3,6 bilhões / US$ 1,9 bilhão, sendo os outros 2/3 do governo estadual).

Lula enalteceu o potencial do ABC ao destacar que a região é responsável pela produção de 58% dos caminhões e 25% de automóveis de toda a frota nacional e fez um convite aos prefeitos. "O governo federal quer dar um recado: tragam projetos que dinheiro para isso tem. Nenhum governador, nenhum prefeito que tenha projeto sai de mãos abanando de Brasília". O prefeito anfitrião, Luiz Marinho, cobrou do senador Aloizio Mercadante a tramitação de projetos no Congresso Nacional, facilitando a instalação de portos-secos. "São Bernardo está de olho nos portos-secos, complementando a logística do maior porto do País, o de Santos".

Lula participou lançamento da pedra fundamental da Universidade Federal do ABC (UFABC). Com a implantação, está sendo criada a Rede Federal Centro-Sudeste de Ensino, com o apoio da Universidade Federal do ABC (UFABC). Na região do ABC, a UFABC já funciona em Santo André e a partir de 2010 também em São Bernardo. A cidade de Mauá, brevemente, também terá um campus. Estes se integrarão aos campi de Guarulhos, Osasco e Santos fazendo uma espécie de anel universitário.