08/08/22 14h34

Araçatuba: região ganha grupo de especialistas para incentivo de startups e tecnologia

Folha da Região

Estimular e disseminar a cultura de empreendedorismo, startups e empresas de base tecnológica na região. Este é o objetivo do Voti Valley, que é um grupo de especialistas em economia e desenvolvimento que está sendo formado para atuar junto a empreendedores de Araçatuba e região. 

“No Voti Valley estamos organizados em grupos de trabalho ligados ao ambiente (ecossistema de criação de negócios), comunicação, universidade inovadora e startups de mercado que trabalham interligados oferecendo ações educacionais, geração de networking e transformação de ideias em negócios”, explicam os membros. 

A formação conta com Euclides Teixeira Neto; Mariana Lopes Tereza; César Augusto Pessoa; Angelo Heleno Stevanelli; Marcio Takashi Kajima e Marcio Antonio Catarin. A primeira ação do grupo ocorreu em 2019, com a iniciativa do Sebrae por meio do programa Startup SP, que tem como objetivo o desenvolvimento de startups digitais em estágio de validação. 

A participação de dez startups de Araçatuba e região, com o apoio das Universidades e Secretarias de Desenvolvimento Econômico, resultou numa conexão significativa para o início de um Ecossistema de Inovação, que foi apelidado Hell Valley (pela referência ao clima quente da região). 

“Um ecossistema de inovação é formado pela colaboração de diversos agentes como aceleradoras, startups, fundos de venture capital, parques tecnológicos, grandes empresas de tecnologia, associações, governo e universidades que trabalham com o mesmo propósito. 

A comunidade foi recentemente renomeada para Voti Valley, está passando pelo processo de formalização, e está apta para receber novos parceiros”, explicam. Para os coordenadores do projeto, a inovação traz melhorias que contribuem diretamente com a gestão pública, saúde, educação, segurança e gestão de empresas, por meio de ferramentas que facilitarão a vida do usuário, como por exemplo: acessibilidade, baixos custos, amplitude e agilidade de atendimentos. 

O grupo classifica como incipiente a questão de tecnologia hoje na região, que pontua como ponto fraco a dependência dos grandes centros. “Embora haja grandes empresas de base tecnológica, ainda dependem de estrutura para dar mais sinergia local. E o Voti Valley tem essa proposta, de trazer novos caminhos buscando desenvolvimento tecnológico e crescimento contínuo”, comentam. 

IMPACTO 

Questionado pela reportagem da Folha da Região sobre qual a forma que eles pretendem impactar a vida das pessoas com o trabalho proposto, o grupo disse que pode colaborar gerando “impacto social por meio da inovação e empreendedorismo. Desejamos incentivar o movimento de startups e, por meio de um networking forte prover conexões de valor.” 

Para isso, pretende criar os chamados Hubs, que são espaços (físicos ou virtuais) nos quais empresas e startups podem trabalhar e ter acesso a contatos, investidores, mentores e fornecedores. Nesses ambientes férteis, explicam, os projetos têm maior facilidade para crescer, tanto pelo vasto networking, quanto pelo suporte para a aceleração. 

“Espaços de inovação, ou Espaços Makers, são ambientes físicos que promovem o aprendizado, a criação, a colaboração, a inovação e o empreendedorismo. Alguns exemplos de espaços de inovação são os laboratórios, as bibliotecas, os espaços hackers, os espaços de criação e os espaços de coworking”, exemplificam. 

fonte: https://www.folhadaregiao.com.br/2022/08/07/regiao-ganha-grupo-de-especialistas-para-incentivo-de-startups-e-tecnologia/