07/07/10 11h32

REP promete crescer no mercado de shoppings

DCI

O mercado de shopping centers tem atraído novos players, que entram com força na disputa por espaço e para brigar com líderes como BRMalls, Multiplan, Sonae Sierra e Shopping Center Iguatemi, entre outros. Com a estratégia de adquirir terrenos em regiões que demandam empreendimentos desse mercado e de fechar novas parcerias, o grupo REP Centros Comerciais, responsável hoje por 12 centros de compras, é um dos que prometem incomodar grandes nomes do setor e torna-se um forte player, pois até 2012 prevê investir algo em torno de R$ 430 milhões (US$ 239 milhões) em quatro shoppings localizados no Estado de São Paulo.

Além de estar na fase final da aquisição de um espaço para o desenvolvimento de um mall entre os bairros da Vila Prudente e a região do Ipiranga, na capital paulista - onde inclusive já existe o Central Plaza Shopping - , há o Mais Shopping Largo 13, também na capital, que será inaugurado em outubro deste ano. Afora estes, outros malls da REP estarão no interior, como o Buriti Shopping Bauru, recém-lançado, e um centro de compras em Hortolândia, onde a REP comprou um terreno.

Em Bauru, o projeto será inaugurado em 2012 e recebeu um investimento inicial de R$ 75 milhões (US$ 41,7 milhões), tendo como parceiros a Terral Shopping Centers, Nassau Empreendimentos e Tenda Atacado - que terá uma loja ao lado do shopping. Segundo o CEO da REP Centros Comerciais, Marcos Romiti, a possibilidade de trazer o empreendimento a Bauru começou a ser considerada depois que o Tenda Atacado obteve uma área - no trevo da Avenida Nuno de Assis com a Rodovia Marechal Rondon - para a construção de um supermercado. "Como eles não iam utilizar todo o terreno, nos procuraram com a possibilidade de construirmos um shopping no restante da área. Depois de uma pesquisa de mercado meticulosa, chegamos à conclusão de que há espaço em Bauru para a construção de empreendimento do porte do que estamos trazendo", diz Romiti.

O Buriti deverá ter 1.000 vagas de estacionamento, 300 lojas-satélites e 11 megalojas distribuídas em dois andares, além de um terceiro pavimento com praça de alimentação e seis salas de cinema da empresa mexicana Cinépolis. Por enquanto, de acordo com Romiti, estão garantidas como âncoras as lojas Marisa, Riachuelo, Americanas, Tenda Atacado e McDonald's. O projeto é voltado para o público B e C e deve alcançar um tíquete médio de R$ 80 (US$ 44).

No centro de São Paulo, o novo Shopping Largo Treze recebeu um aporte de R$ 230 milhões (US$ 128 milhões) e deve ser inaugurado em outubro deste ano. Trata-se de um empreendimento voltado para o público C e D e que prevê crescer 30% no primeiro ano. A previsão é de um tíquete médio de R$ 30 (US$ 17) por pessoa. O local reunirá 400 lojas, dentre as quais Magazine Luiza, McDonald's, CVC, O Boticário, L'Acqua di Fiori, Drogaria São Paulo, American Shoes, Chilli Beans, Casa do Pão de Queijo, Bauducco, Giraffas, Bob's, Mister Sheik, Divino Fogão e Patroni Pizza. O centro de compras vai estar situado na Rua Amador Bueno 219, próximo de terminais de ônibus e da estação de metrô Largo Treze.

Um terreno entre o ABC e a zona leste, mas especificamente entre o Ipiranga e a Vila Prudente, é onde o novo shopping da REP ficará, e estará pronto no final de 2012, ao receber R$ 80 milhões (US$ 44 milhões). O projeto já tem inclusa praça de alimentação, cinemas e lojas. Outro projeto é no interior de São Paulo, na região de Hortolândia, que também ficará pronto em 2012, embora sem uma data confirmada. O investimento recebeu um aporte de R$ 45 milhões (US$ 25 milhões). Segundo Romiti, para financiamentos de obras a empresa utiliza recursos próprios, fundo de investimento externo e recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).