28/07/25 13h43

Restos de alimentos viram etanol em Nova Odessa

Com uma tonelada de restos é possível produzir até 400 litros do combustível, segundo a Ambipar

Liberal

Restos de alimentos, como bolachas, chocolates, doces em geral e sucos, entre outros, que antes eram depositados em aterros sanitários ou incinerados, agora se transformam em álcool de limpeza e etanol. A iniciativa partiu da Ambipar Group, que tem uma unidade instalada em Nova Odessa há 17 anos.

Os produtos são levados para as outras unidades da indústria espalhadas pelo País, que possuem usinas, mas é em Nova Odessa que está instalado um posto que, por enquanto, abastece a frota da empresa. O anúncio dessa operação foi feito na última sexta com a presença do prefeito Leitinho e do vice Mineirinho, ambos do PSD.

A ideia surgiu no período da pandemia de Covid e os primeiros testes foram iniciados em 2021. Para Gabriel Estevam Domingos, diretor corporativo de inovação da Ambipar, o resultado tem sido significado e a tendência é aumentar a produção.

“Com uma tonelada de restos de alimentos conseguimos produzir 400 litros de etanol. No caso da cana de açúcar, a produção para uma tonelada chega a 90 litros”, comparou.

Ele disse que antes dessa ação da empresa todos esses produtos eram descartados no meio ambiente. Somente um dos clientes fornece aproximadamente 600 toneladas de produtos por mês.

Neste caso específico, as embalagens de alguns alimentos são reaproveitadas e os produtos pet também voltam para a indústria. O álcool utilizado para a limpeza, por exemplo, atende um cliente da empresa e vem sendo comercializado por supermercados.

“Temos a produção do álcool que vem da cana de açúcar e também do açúcar desses alimentos que não podem ser comercializados. A gente chama isso de encomia circular, onde tudo é reaproveitado”, explicou Gabriel sobre o tema.

 

Fonte: https://liberal.com.br/cidades/nova-odessa/restos-de-alimentos-viram-etanol-em-nova-odessa-2431865/