26/09/12 11h43

Revitalização do Valongo terá centro hoteleiro e comercial

DCI

O novo complexo náutico, cultural, turístico e empresarial vai mudar a região central de Santos, incluindo o Museu Pelé e a sede da Petrobras

A revitalização da região central histórica de Santos terá mais um importante incentivo.

Além do projeto Porto Valongo Santos (complexo náutico e turístico), a construção do Museu Pelé e a sede da Petrobras para exploração da Bacia de Santos, o bairro do Valongo contará com um complexo comercial e hoteleiro, localizado à Avenida Visconde de São Leopoldo.

O lançamento do empreendimento 'Valongo Brasil' foi realizado na tarde de sábado (22), com a presença de representantes das empresas executoras - Odebrecht Realizações e Franz - e do prefeito João Paulo Tavares Papa, que conheceu os ambientes decorados e maquete do projeto.

Papa disse que a atração da iniciativa privada para o local, antes degradado, é fruto de mudanças ocorridas com o Plano Diretor de 1998 e com o desenvolvimento do projeto Alegra Centro, para revitalização da região central.

Segundo o prefeito, esta área da cidade de Santos sofrerá profundas mudanças urbanísticas e arquitetônicas nos próximos anos, principalmente com a implantação do Porto Valongo Santos, complexo turístico, náutico, cultural e empresarial nos atuais armazéns 1 a 8 do cais.

Revitalização. "Este é o mais importante projeto de revitalização portuária do País. No prazo de cinco anos aqui haverá uma transformação nunca antes imaginada", afirmou Papa, lembrando da importância da construção da sede da Petrobras, que incluirá também a criação do Museu do Petróleo.

A construção do 'Valongo Brasil' terá início em março de 2013, com entrega prevista para setembro de 2015.

O empreendimento será erguido em terreno de 3.900 m² e contará com duas torres de 21 pavimentos, que abrigarão 329 salas comerciais e um hotel Ibis, da rede francesa Accor, dotado de 240 apartamentos. Haverá ainda sete lojas.

A previsão é de que 400 empregos sejam gerados pela obra. "Quando estiver concluído, o complexo abrigará 3.000 pessoas trabalhando diariamente, sendo em torno de 2.000 nos escritórios, 500 em estadia e outras 500 em operação", explicou o diretor de Corporação da Odebrecht, Luciano Mansur.