13/11/06 16h18

Rhodia deve faturar US$ 1 bi no país

Gazeta Mercantil - 13/11/2006

O faturamento do grupo químico francês Rhodia no Brasil deverá ultrapassar US$ 1 bilhão neste ano, ante os US$ 935 milhões de 2005, prevê o presidente da Rhodia América Latina, Marcos De Marchi. As vendas da empresa no País cresceram 18% e atingiram US$ 276 milhões no terceiro trimestre, na comparação ao mesmo período de 2005. Foi o melhor trimestre de 2006 para a Rhodia. O crescimento resultou do maior volume e preço das vendas, melhor mix de produtos e aumento das exportações. De Marchi salientou também o desenvolvimento de novos produtos, no Centro de Pesquisas de Paulínia (SP), um dos cinco da companhia no mundo. Atualmente, 17% das vendas são de novo produtos, com menos de cinco anos de vida. De janeiro a setembro, o faturamento cresceu 10,5% e alcançou US$ 765 milhões. As exportações a partir do País aumentaram 13,3%, para US$ 200,9 milhões, com destaque para solventes oxigenados, plásticos de engenharia, sílicas para pneus e artefatos de borracha, intermediários químicos, cabo acetato (filter tow), fios têxteis e ingredientes para perfumaria e cosméticos. A América Latina absorve 40% das exportações. O investimento da Rhodia no Brasil deverá somar US$ 50 milhões no ano, o que significará incremento de 30% em relação a média dos aportes feitos pela empresa na região nos últimos cinco anos. O principal aporte, de US$ 12 milhões, é na unidade de redução de gás de efeito estufa, em Paulínia. Outros US$ 38 milhões estão sendo gastos no aumento da capacidade e modernização das fábricas de solventes, poliamidas, química de performance e acetato de celulose. De Marchi disse que a empresa, que deverá manter o investimento nesse patamar em 2007, ainda não tem estimativa de crescimento no País em 2007, ano em que acredita em elevação de 3% do PIB.