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Rhodia investe no sonho feminino de reduzir a celulite

Valor Econômico - 31/07/2008

Há três anos vendendo bermudas e outros produtos que prometem reduzir a celulite e dores musculares, a empresa brasileira Invel chama a atenção do mercado. Não é à toa. A Invel vende anualmente 250 mil bermudas por cerca de R$ 300 cada (US$ 187,5) uma e exporta para Japão, Estados Unidos, Europa e América Latina. Diante desse apetitoso mercado, a francesa Rhodia lança em agosto um fio que também promete diminuir o aspecto "casca de laranja", fadigas musculares e melhorar a elasticidade da pele das consumidoras. Batizado como Emana (deus celta da saúde e do bem-estar), o novo fio da Rhodia demandou investimentos de ? 2 milhões e três anos de pesquisa. "Todo o desenvolvimento foi feito pela equipe brasileira. A diferença do concorrente é que o elemento que ajuda a reduzir a celulite e as dores foi inserido dentro da própria molécula do fio e não apenas na trama", diz Francisco Ferraroli dos Santos, diretor da área de fios da Rhodia. No início deste ano, a empresa integrou os departamentos de fios têxteis e industriais em uma só área agora denominada Rhodia Poliamida Fibras. O fio Emana é o segundo lançamento da companhia nessa nova estrutura. Para por o novo fio na rua, a Rhodia fechou parceria com a Rosset, Scalina (dona das marcas de lingerie Scala e Trifil) e as tecelagens Santaconstancia e Affinity Berlan. As quatro empresas, que receberão até o fim de agosto as bobinas com o fio, foram escolhidas porque atuam nos segmentos de lingerie e roupas esportivas.