27/08/19 11h31

Ribeirão sedia encontro internacional de inovação e negócios

Em sua 10ª edição, o evento já passou por países como Portugal, Reino Unido, Romênia e Polônia

A Cidade ON

Circularidade e Sustentabilidade serão os temas de um encontro internacional de inovação e negócios que acontecerá entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, em Ribeirão Preto, reunindo universidades, parques científicos e tecnológicos, incubadoras, empresas de base tecnológica, investidores, startups de diferentes segmentos e grandes empresas líderes em inovação. [email protected] é um evento anual e itinerante, que surgiu na Universidade do Porto em Portugal.

Em sua 10ª edição, o evento já passou por países como Portugal, Reino Unido, Romênia e Polônia. Neste ano, será realizado em diferentes espaços de Ribeirão Preto, dentre eles Teatro do Campus da USP e Supera Parque de Inovação e Tecnologia. O evento não tem fiz lucrativos e as inscrições são gratuitas, porém limitadas.

"Em dez anos, o evento já foi realizado no Brasil em duas oportunidades: em 2013, em Ribeirão Preto e, em 2016, em São Paulo. Agora, ele volta para Ribeirão Preto, promovendo o debate sobre práticas e oportunidades em circularidade e sustentabilidade, abordando tópicos sobre economia verde, design circular, veículos verdes, mobilidade, smart cities, novas formas de cultivo com agricultura digital, inovações em saúde dentre outros temas. Um dos objetivos é promover novas parcerias colaborativas entre as instituições e empresas participantes de diferentes países e regiões brasileiras", explica Diego Siqueira, pesquisador do NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica), do Supera Parque que faz parte da comissão organizadora do evento.

Na programação estão previstas palestras, workshops, sessões abertas, sessões temáticas, sessões de ação, exibição de empresas e tecnologias (business showcases), além de reuniões B2B. "Essa edição temática do evento impacta positivamente diferentes áreas e segmentos, além de estar alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, ajudando a planejarmos os próximos séculos integrando ciência, política e empresas. A rede internacional conta com mais de 3 mil membros, dentre pesquisadores, gestores públicos e empresariais" diz Eduardo Cicconi, Gerente do Supera Parque que também faz parte da comissão organizadora do evento junto com outros especialistas do Supera Parque e a Agência USP de Inovação.