10/03/10 10h19

RIM negocia fabricação do BlackBerry no Brasil

Valor Econômico

A canadense Research In Motion (RIM), dona do celular BlackBerry , está em negociações avançadas com a fabricante de eletrônicos Flextronics para iniciar a produção de seus celulares no Brasil. A fabricação do aparelho, conforme apurou o Valor, já foi testada nas linhas de produção da Flextronics, instalada em Sorocaba, no interior de São Paulo. Ontem, segundo uma pessoa a par do assunto, um grupo de executivos da RIM visitou a fábrica da companhia, que é especializada na produção de equipamentos em regime terceirizado. Procurado pelo Valor, o diretor de manufatura de equipamentos móveis da Flextronics, Nelson Madrid, afirmou que não poderia dar nenhuma declaração sobre o assunto, devido a acordos de confidencialidade que a companhia mantém com seus clientes.

Jim Balsillie, coexecutivo-chefe da RIM, está no Brasil para anunciar, amanhã, os planos de negócios para o país em um encontro com representantes do governo, empresários e jornalistas em São Paulo. Balsillie veio acompanhado de um time de diretores da companhia, entre eles Rick Costanzo, responsável pelas operações na América Latina. Não é de hoje que a RIM avalia projetos para iniciar a produção local do BlackBerry. Há exatamente um ano, em entrevista ao Valor, Costanzo afirmou que a companhia estava particularmente preocupada com o impacto dos impostos sobre seus produtos no país e que a fabricação local seria uma das melhores saídas para reduzir o custo dos equipamentos.

Faz anos que as demais grandes marcas globais de celulares, como Nokia, Samsung, LG e Motorola produzem seus equipamentos no Brasil, seja por meio de estrutura própria ou por contratos firmados com empresas de fabricação terceirizada. Até agora, apenas a RIM e a Apple não possuem nenhum tipo de montagem local de seus produtos. Fora do Brasil, a RIM já conta com a parceria de produção da Flextronics, multinacional de Cingapura. Boa parte da produção dos equipamentos está concentrada no Canadá, no México e em países da Europa.