19/06/12 12h00

Rio+20: Estado de São Paulo terá primeira produção de remanufatura da Caterpillar na América do Sul

Com o emprego de tecnologia sustentável, a empresa ampliará o ciclo de vida útil de componentes de motores

Investe São Paulo

A Investe São Paulo e a Caterpillar assinaram nesta terça-feira, 19 de junho, um protocolo de intenções para produção futura de peças remanufaturadas no Estado de São Paulo. O acordo foi firmado em evento durante a Rio+20, com a presença do governador Geraldo Alckmin.

“É a Caterpillar mostrando seu compromisso no pós-consumo, economizando energia, água e outros recursos naturais. É um compromisso com o meio ambiente e com as pessoas”, ressaltou Alckmin.

O novo processo industrial será dedicado à remanufatura de componentes de motores. “Esta é uma das mais importantes contribuições da Caterpillar ao desenvolvimento sustentável, pois estenderemos a vida útil dos recursos não renováveis”, afirmou o presidente da Caterpillar Brasil e Country Manager, Luiz Carlos Calil. Esta será a primeira operação de remanufatura da Caterpillar na América do Sul, que contará com a tecnologia denominada CAT Reman. O processo Reman é muito importante para o meio ambiente, pois devolve aos componentes usados a sua condição original, estando plenamente alinhado às políticas governamentais para a destinação de resíduos sólidos e a responsabilidade pós-consumo.

Para o presidente da Investe SP, Luciano Almeida, a posição de São Paulo no mercado de economia verde do Brasil credencia o Estado como principal destino para esse tipo de investimento. “A remanufatura ainda é uma tecnologia nova no Brasil. São Paulo sai na frente e se consolida na busca por atrair esse setor”, disse. “É muito bom estar aqui na Rio+20 e poder anunciar esse investimento. Isso sim é desenvolvimento sustentável”, concluiu.

O Estado possui o maior mercado de economia verde do País e também o mais diversificado. São 141 mil empresas que atuam no setor, empregando mais de 1 milhão dos empregos verdes do Brasil.

O processo de remanufatura consiste em retornar um componente que está no final de sua vida útil para a mesma condição de novo, em um ambiente de remanufatura. Isto significa que o componente usado será desmontado, passará por um processo de limpeza, inspeção, recuperação, adição de peças novas originais, montagem e testes, mantendo especificações, qualidade, processos e garantia do fabricante original.

Os produtos remanufaturados reduzem os custos de operação no campo, ao mesmo tempo em que aumentam a sua disponibilidade para o trabalho de equipamentos. Além disso, o componente remanufaturado chega a custar 40% menos que o novo, proporcionando a mesma confiabilidade, qualidade, desempenho. A vantagem para o meio ambiente é a redução no processo de produção de até 99% de energia, 90% de água, 85% de matéria-prima e 99% menos lixo.

Liderança em economia verde

O Estado de São Paulo foi o primeira do Brasil a incorporar o tema da economia verde em sua agenda política e empresarial. Criando leis vanguardistas, o Estado foi pioneiro na regulamentação de questões como resíduos sólidos (Lei Estadual nº 12.300/2006) e mudanças climáticas (Lei Estadual nº 13.798/2009). Ambas abrem oportunidades para a prospecção de novos negócios, uma vez que criam demandas específicas como, por exemplo, a necessidade de se investir em transporte sustentável.

Com o perfil de uma economia de baixo carbono, é o Estado com a matriz energética mais limpa do Brasil, com 55% de participação de fontes renováveis. São Paulo é também o maior produtor mundial e o maior produtor nacional de etanol de cana-de-açúcar, respondendo por 56% da produção do País.

Em 5 de junho de 2012, foi lançada a Estratégia para o Desenvolvimento Sustentável do Estado de São Paulo 2020 (Decreto nº 58.107), que visa estabelecer uma agenda para o desenvolvimento sustentável estadual, apresentando metas setoriais que definirão a ação do Governo do Estado até 2020.