03/02/14 15h32

Rio Claro apresenta área e projeto de aeroporto

Iracemápolis, Cordeirópolis e Piracicaba estão envolvidas

Jornal de Limeira

A construção de um aeroporto regional, às margens da rodovia Rio Claro-Piracicaba (SP-127), está avançando. Nesta semana, técnicos das empresas que farão a obra visitaram Rio Claro e tiveram acesso ao pré-projeto e à área indicada. Segundo o prefeito de Iracemápolis, Valmir de Almeida (PT), a maior parte da área pertence ao município.

"Cerca de 80% da área está dentro de Iracemápolis. Eles podem até optar por outra área, mas acho difícil encontrarem outro espaço dessas proporções", falou. Além de Rio Claro e Iracemápolis, Piracicaba e Cordeirópolis estão envolvidas na construção do aeroporto regional, que vai atender os 22 municípios do Aglomerado Urbano de Piracicaba, entre eles, Limeira.

De acordo com a Assessoria de Comunicações da Prefeitura de Rio Claro, a cidade, Cordeirópolis e Iracemápolis assinaram documentos individuais que reservam áreas de seus territórios, que poderão integrar a área indicada para o aeroporto regional. A área é próxima ao pedágio da rodovia Rio Claro-Piracicaba. "Estamos acompanhando de perto todos os avanços. Estou em contato sempre com o Du Altimari (prefeito de Rio Claro - PMDB)", declarou Valmir.

O aeroporto, que deve ser de passageiros, faz parte do Plano Regional de Aviação do Programa de Investimento em Logística, do governo federal. A construção do aeroporto será feita totalmente com verba federal.

VISITAS  As visitas técnicas começaram por Rio Claro. Segundo a Prefeitura de Rio Claro, os técnicos estiveram no aeroporto da cidade no dia 27 e se reuniram com o prefeito Du Altimari, que apresentou a área indicada para o aeroporto regional e o pré-projeto para o empreendimento. No dia 28, a visita ocorreu no aeroporto de Piracicaba.

Os técnicos pertencem ao consórcio IQS-PJJ, formado pelas empresas IQS Engenharia e PJJ Malucelli, que venceram a licitação realizada pelo Banco do Brasil para 59 aeródromos que integram a região 4 do Plano Regional de Aviação nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina.

De acordo com a prefeitura, as visitas técnicas devem ser concluídas em meados de fevereiro, quando então serão iniciados os trabalhos de elaboração dos projetos das futuras construções. Rio Claro apresentou um pré-projeto produzido por um aluno de uma faculdade de arquitetura da cidade, que utilizou a área indicada para receber o aeroporto regional como referência em seu trabalho de conclusão de curso.