25/08/09 11h26

Ritmo de exportação do agronegócio será retomado, diz Cepea

DCI

As transações internacionais no agronegócio devem registrar ritmo mais acelerado já no segundo semestre deste ano. A previsão foi feita por pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, responsáveis por índices de exportação do setor.

Em suas análises, contudo, os pesquisadores ponderam sobre duas situações que poderiam limitar essa recuperação. A curto prazo, a reação poderia ser consequência apenas de uma recomposição de estoques face aos estímulos fiscais e monetários aplicados no auge da crise, podendo se dissipar nos próximos meses, com o que se voltaria a um desempenho mais fraco da economia mundial.

A longo prazo, a recuperação poderia ser tolhida por esforços que visassem a controlar eventual processo inflacionário decorrente de uma recuperação muito forte dos preços de commodities desencadeada pelos estímulos fiscais e monetários acionados em resposta à crise.

Quanto aos resultados das exportações do agronegócio no primeiro semestre, os índices do Cepea mostram que predominou o recuo de atratividade. Comparando os resultados do período com os do 1º semestre de 2008, a queda dos preços de exportação dos produtos do agronegócio em dólares (IPE-Agro/Cepea) chegou a 12%. O volume (IVE-Agro/Cepea), no entanto, seguiu em expansão (5,6%).

Óleo de soja, álcool, papel e celulose e carne suína tiveram recuo da atratividade acima de 16%. Em situação oposta estiveram o açúcar (24,28%), farelo de soja (13,39%) e madeira e mobiliário (6,44%). Em relação ao comportamento regional, Sudeste, Sul e Centro-Oeste sofreram retrações em preços, enquanto as regiões Norte e Nordeste registraram alta. Quanto ao volume, as Regiões Sul e Sudeste também foram desfavorecidas, registrando diminuição dos principais produtos agropecuários que exportam.