25/10/12 15h33

Rodovias que cortam a região estão entre as dez melhores

O Regional

As rodovias Washington Luis (SP-310) e Comendador Pedro Monteleone (SP-351) aparecem entre as dez melhores do país, segundo a 16ª pesquisa CNT de Rodovias divulgada nesta quarta-feira, dia 24, pela Confederação Nacional do Transporte.

Em 6º lugar a Rodovia Washington Luis aparece entre os municípios de Limeira e São José do Rio Preto e em 9º destaca a Rodovia Comendador Pedro Monteleone, conhecida como “Rodovia da Laranja”, entre Bebedouro e Catanduva.

Na primeira colocação a pesquisa destacou também a Rodovia Washington Luis, em trecho entre as cidades de São Paulo a Limeira.

Entre as dez piores rodovias, a maioria está no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com destaque negativo para o trecho que vai de Rio Verde a Iporá, municípios de Goiás e de Natividade (TO) a Barreiras (BA).

No resultado geral da pesquisa foi apontado a piora do estado geral das rodovias no país, sendo que no ano passado, 57,4% da extensão rodoviária foi classificada como regular, ruim ou péssima, contra 62,7% este ano.

De acordo com o levantamento, dos 95.707 quilômetros avaliados, 33,4% foram considerados em situação regular, 20,3%, ruim e 9%, péssima.

Outros 27,4% estão em bom estado e 9,9% em ótimo.

Para o presidente da CNT, senador Clésio Andrade, “os resultados apresentados neste relatório subsidiam a elaboração de políticas públicas de manutenção de rodovias pelos governos federal, estaduais e municipais, assim como a criação de marcos legais que traduzam as necessidades de uma infraestrutura rodoviária condizente com os desejos de progresso do Brasil”.

Em 2011 a sinalização era considerada ótima ou boa em 43,1% das rodovias, esse número foi reduzido para 33,8% este ano.

A geometria da via também registrou queda, embora de menor percentual. Em ótimo ou bom estado eram 23,2% do total, agora são 22,6%.

O único quesito com melhorias foi o de pavimento. As rodovias avaliadas como ótimas ou boas neste ponto passaram de 52,1% do total para 54,1% nesta edição.

De 2011 para 2012, houve aumento de 28,1% na quantidade de rodovias com faixa central desgastada ou inexistente; de 27,7% de faixas laterais desgastadas ou inexistentes e acréscimo de 36% de erosões na pista.

Além disso, em 20.279 km há placas totalmente cobertas pelo mato, o que representa 21,2% da extensão rodoviária pavimentada.

Federais e Estaduais

O estudo avaliou 65.273 km de rodovias federais e 30.434 km de rodovias estaduais sendo que, dessas, 80.315 km estão sob gestão pública e 15.392 km sob gestão de concessionárias.

Enquanto apenas 27,8% das rodovias sob gestão pública estão em ótimo ou bom estado, o percentual positivo das rodovias concedidas é de 86,7%.

No Sudeste, foram avaliados 27.187 km de rodovias; no Nordeste, 26.739 km; No Sul, 16.842 km; Centro-Oeste, 14.546 km e, no Norte, 10.393 km.