17/12/12 18h45

Rohde & Schwarz inaugura primeira fábrica na América Latina

Localizada no bairro paulistano Jurubatuba, a empresa foi assessorada pela Investe SP em aspectos tributários, ambientais e de infraestrutura

A Rohde & Schwarz, grupo alemão de empresas especializadas em eletrônica, inaugurou nesta segunda-feira, 17 de dezembro, sua primeira fábrica em continente americano. A planta foi instalada no bairro Jurubatuba, na capital paulista, com a assessoria da Investe São Paulo principalmente em infraestrutura, licenças ambientais e trâmites tributários.

Com um investimento de US$ 15 milhões e 30 novos funcionários, a nova fábrica vai produzir no Brasil itens que, até o momento, eram importados. Inicialmente, serão fabricados transmissores digitais de televisão e receptores de rádio monitoragem e localização. Mais à frente, serão incluídos também produtos para os mercados de defesa e governo, além de instrumentos de medição e teste.

“Vamos integrar as áreas de engenharia com a de produção e desenvolvimento, buscando otimizar nossos recursos técnicos e logísticos”, disse Heitor Vita, presidente da empresa no Brasil. Ele também explicou que a Rohde & Schwarz já tem projetos na área de rádio monitoração para a Anatel e para o Centro Tecnológico do Exército Brasileiro.  A intenção é que, em dois anos, a nacionalização dos itens produzidos em São Paulo chegue a 65%. 

A empresa também dedica 4% de sua receita a pesquisas e desenvolvimento nas áreas de comunicação e segurança, e está montando um novo laboratório avançado de testes de radiofrequência.

“Nossos produtos vão servir o mercado brasileiro em um momento oportuno. Afinal, eventos como a Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 aumentam a necessidade de transmissões televisivas de alta qualidade”, disse o presidente e CEO mundial da empresa, Manfred Fleischmann.

A Rohde & Schwarz está no Brasil há cerca de 12 anos. Com sede em Munique, atua nos mercados de eletrônicos, comunicação, aeroespacial e defesa. Atualmente, possui 8,5 mil empregados no mundo – sendo 5,5 mil deles na Alemanha e 40 em São Paulo.
No evento de inauguração, estiveram presentes os gerente de Investimentos e Negócios da agência, Marco Goes e o gerente de Projetos Franklin Ribeiro.