05/02/10 10h03

Romi tenta comprar grupo nos EUA para dobrar de tamanho

O Estado de S. Paulo

Uma das maiores fabricantes nacionais de máquinas e equipamentos, a Romi fez ontem uma oferta hostil para adquirir a americana Hardinge. Se for bem sucedida em convencer os acionistas, a companhia brasileira aproveitará a crise para fazer um ótimo negócio: comprar por US$ 92 milhões uma empresa que valia quase US$ 460 milhões em meados de 2007. Ao adquirir a Hardinge, a Romi praticamente dobraria o volume de vendas, teria fábricas em diferentes continentes, incrementaria o portfólio de produtos e ganharia um canal de distribuição importante na Ásia e nos Estados Unidos. "A complementaridade é grande. A plataforma de atuação se tornaria global", disse o diretor-presidente da Romi, Livaldo Aguiar dos Santos.

A oferta da Romi é de US$ 8 por ação, um prêmio de 46% em relação aos US$ 5,48 do fechamento da quarta-feira. A empresa brasileira considera sua proposta bastante atraente. Com o anúncio da oferta, os papéis da Hardinge, que são negociadas na bolsa Nasdaq, saltaram ontem para US$ 8. O valor de mercado da Hardinge era de US$ 92 milhões ontem, mas as ações da empresa já chegaram a valer US$ 39,8 no pico em julho de 2007. Depois disso, os papéis despencaram.

Fundada há 100 anos, a Hardinge, que está sediada em Elmira, no Estado de Nova York, foi duramente atingida pela crise. Conforme os resultados mais recentes divulgados, as vendas da empresa caíram 42% no terceiro trimestre de 2009 comparado com igual período de 2008. Na mesma comparação, a queda nas encomendas chegou a 49%.

Graças à lucratividade e boas perspectivas, o valor de mercado da Romi é hoje de cerca de R$ 1 bilhão (US$ 531 milhões) - muito superior ao da Hardinge. A Romi terminou 2008 com uma receita operacional líquida de R$ 696 milhões (US$ 370 milhões), alta de 10,1% em relação a 2007. A Hardinge fechou 2008 com receita líquida de US$ 345 milhões, uma queda de 3%. A Hardinge possui cinco fábricas espalhadas por Estados Unidos, Suíça, Taiwan e China. Já a Romi tem 11 unidades de produção - a maior parte na sede, em Santa Bárbara D'Oeste, e duas na Itália.