15/05/18 11h45

Rosatom Healthcare e CK3 assinam acordo para implementar centro de irradiação

Projeto tem apoio da Investe São Paulo e será voltado para a esterilização e produtos farmacêuticos, cosméticos e outras aplicações industriais

Investe São Paulo

A Corporação Estatal de Energia Nuclear "Rosatom", através de sua subsidiária, Rosatom Healthcare” (RHC) e a empresa brasileira CK3 assinaram um Acordo de Desenvolvimento de Projeto (ADP) para a implementação e operação conjunta de um Centro de Irradiação no Brasil. O documento foi assinado do lado russo pelo diretor geral da RHC, Denis Cherednichenko, e do lado brasileiro, pelo diretor da CK3, Raphael Guiguer.

O Acordo representa um marco importante na cooperação entre as duas empresas.

Ao longo de vários meses, as partes estudaram exaustivamente as necessidades do mercado, os regulamentos, e as alternativas tecnológicas, entre outros aspectos fundamentais para desenvolver as soluções mais avançadas para os clientes locais. O projeto também conta com apoio da agência de promoção de investimentos e competitividade do Governo do Estado, a Investe São Paulo, que é responsável pela interlocução com entidades governamentais, informações estratégicas e questões de licenciamento ambiental, tributação e infraestrutura.

O ADP define o roteiro de formação de uma empresa conjunta voltada para oferecer serviços de irradiação para o mercado brasileiro. A joint venture usará tecnologias russas baseadas em aceleradores de elétrons e raios X para a esterilização de produtos farmacêuticos, cosméticos e de saúde, entre outras aplicações industriais.

O projeto combina por um lado, as competências e conquistas da Rússia na área das tecnologias de radiação e por outro, a experiência brasileira com o mercado do país.  As experiências da RHC e da CK3 têm como objetivo oferecer serviços de alta qualidade aos clientes, seguindo a estratégia da Rosatom de aumentar sua participação no mercado latino-americano.

“Nossa joint venture está trazendo uma alternativa atraente para o mercado brasileiro com uma solução ambientalmente correta”, explica Raphael Guiguer, diretor de projetos da CK3. Ao contrário de outros métodos de esterilização, os aceleradores de elétrons e de raios X não liberam gases tóxicos nem geram resíduos. "Estamos ansiosos para os próximos passos para começar a oferecer serviços aos clientes."

"Nós vemos grande potencial no mercado brasileiro de esterilização de produtos médicos por radiação. O uso de tecnologias de radiação na área da saúde do Brasil pode melhorar significativamente a segurança e qualidade dos bens e serviços. Produtos médicos hermeticamente embalados podem ser efetivamente esterilizados, o que reduz o risco de contaminação na fase de produção. Produtos tratados com o método de esterilização por radiação também aumentarão o potencial de exportação das empresas brasileiras que se dedicam à produção de produtos para a medicina", disse D. Cherednichenko.

“Nós temos estudado o mercado de irradiação há algum tempo e, apesar de relevante no mundo, ele tem pouco investimento em nosso país. O potencial desse setor nos levou à decisão de investir para diversificar nosso portfólio”, diz Rodrigo Cherkezian, diretor de relações com investidores da CK3.

“Acreditamos firmemente que, após muitas negociações, encontramos o parceiro certo, porque a Rosatom possui tecnologias avançadas neste campo e, ao mesmo tempo, tem uma presença internacional reconhecida. As competências complementares dessa união nos permitem ter uma estratégia de entrada agressiva nesse mercado”, acrescenta Cherkezian.

 Sobre as empresas

 A JSC Rosatom Healthcare foi criada pela subsidiária da Corporação Estatal “ROSATOM” - a empresa JSC “ATOMENERGOPROM” para fins de desenvolvimento e produção de equipamentos e produtos de radionuclídeos para medicina nuclear e radiologia médica, bem como equipamentos industriais e soluções de esterilização para o processamento de diferentes tipos de produtos com radiação ionizante com base em instalações de feixe de elétrons e raios gama.

 A CK3 é uma empresa brasileira de consultoria e participações, com experiência no desenvolvimento de projetos em diversos setores, com foco em infraestrutura e negociações internacionais. A empresa faz parte do grupo Cherkezian, fundado nos anos 70. Suas controladoras têm atividades no desenvolvimento imobiliário e no comércio varejista.