28/08/12 11h45

Royal investe em novo complexo de US$ 200 mi

Correio Popular

O Grupo Royal Palm Hotels & Resorts vai construir um complexo com um centro de convenções com capacidade para 10 mil pessoas, dois hotéis, um mall com 30 lojas e um prédio de escritórios em frente às suas instalações atuais no entroncamento das rodovias Anhanguera e Santos Dumont. O investimento estimado é de R$ 400 milhões (US$ 200 milhões). Ambicioso, o plano traz novos negócios que serão lançados pela empresa: a marca de hotéis Contemporâneo e o braço de administração hoteleira. O projeto está em fase de análise na Prefeitura de Campinas e a inauguração, prevista para o segundo semestre de 2015.

Outra novidade do empreendimento será a parceria do grupo com uma incorporadora (cujo nome não foi divulgado), responsável pela comercialização dos apartamentos dos dois hotéis, dos escritórios e das lojas do mall. Hoje, a empresa é proprietária e gerenciadora de todos os hotéis e empreendimentos que levam a assinatura do Royal Palm. Entretanto, o novo formato irá suportar o investimento no centro de convenções, que permanecerá como um negócio exclusivo do grupo. Os hotéis terão as acomodações vendidas a investidores, mas a administração ficará a cargo do Royal.

“O novo empreendimento ficará em uma área de 53 mil metros quadrados em frente à Casa de Campo, que está instalada no atual complexo. O centro de convenções terá 38 mil metros quadrados, com foco no atendimento de eventos corporativos, congressos e convenções. Haverá uma área para a realização de feiras que darão suporte aos grandes congressos”, revelou o diretor-executivo do Grupo Royal Palm Hotels & Resorts, Antonio Dias.

Ele disse que o salão principal do centro de convenções terá capacidade para 5 mil pessoas. Além deste salão, haverá mais 50 salas cuja metragem é superior à ofertada nas 35 salas do atual complexo. “Sentimos que as empresas estão buscando por espaços maiores e com salas de apoio”, disse. O diretor-executivo afirmou que a estimativa é de R$ 400 milhões (US$ 200 milhões) de investimentos no novo complexo - R$ 120 milhões (US$ 60 milhões) de recursos próprios e o restante de investidores. “A previsão é iniciar as vendas em março de 2013”, detalhou.

No novo complexo, serão construídos dois hotéis – um deles será de três estrelas, que lançará a marca Contemporâneo. “Vamos lançar a marca Contemporâneo para o hotel de categoria econômica de três estrelas, que será nossa entrada nessa segmento. O outro hotel será quatro estrelas e terá a marca Royal Palm Tower”, afirmou. O hotel de classe econômica terá 307 apartamentos, e o de quatro estrelas, 218. Dias projetou que o hotel de três estrelas poderá ter o preço da unidade vendido por R$ 280 mil (US$ 140 mil). “Já o novo Royal Palm Tower pode ter um valor de R$ 380 mil (US$ 190 mil)”, disse. Ele acredita que haverá procura pelos empreendimentos pela solidez do grupo Royal Palm e pela atratividade do mercado hoteleiro de Campinas.

“Outros condomínios hotéis locais despertaram o interesse de investidores, principalmente de São Paulo. As aplicações financeiras têm taxas de retorno menores hoje, a partir do corte dos juros, tornando mais atrativo os investimentos em hotéis”.

Turismo de negócios será fortalecido
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, José Afonso da Costa Bittencourt, afirmou que o empreendimento do Grupo Royal Palm Hotels & Resorts vai fortalecer Campinas como destino de turismo de negócios e reforçar a rede hoteleira para atender a demanda por quartos. “O governo municipal está empenhado na análise do projeto, que será muito importante para o município. Campinas precisa de um grande centro de convenções”, comentou. Ele salientou que nos próximos anos o setor hoteleiro local irá receber vários investimentos. “Há outros projetos que serão executados em Campinas”, disse.

Bittencourt reforçou que a ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos que será levada a cabo pela concessionária Aeroportos Brasil irá impulsionar a economia da região e o setor hoteleiro será um dos beneficiados. Tanto ele quanto Dias lembraram que os eventos esportivos dos próximos anos – Copa do Mundo em 2014 e Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016 – devem trazer turistas para Campinas.

Dias acrescentou que o mall do novo complexo foi idealizado para ser um ponto de apoio de serviços e conveniência. Já o prédio de escritório terá 16 mil metros quadrados. “O complexo atual tem 58 mil metros quadrados de área construída. O novo complexo terá 105 mil”, disse.