01/07/15 15h09

RS 3,2 MILHÕES - Parque Tecnológico renova dois contratos com agência de inovação

Jornal Cruzeiro do Sul

A Empresa Municipal Parque Tecnológico de Sorocaba (EMPTS) renovou dois contratos com a Agência de Desenvolvimento e Inovação de Sorocaba (Inova Sorocaba) para o período que começou em 27 de março deste ano e vai até 26 de fevereiro de 2016. Somados, eles chegam ao valor de R$3.209.381,86.

O primeiro é para serviços de gestão de ciência e tecnologia do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), que custará R$ 2.730.334,34. O outro é para serviços de gestão de incubadora de empresas do PTS, fechado em R$ 479.047,52. Publicada no Jornal do Município de Sorocaba, no dia 19 de junho, a renovação jã estava prevista no orçamento municipal deste ano e, de acordo com o departamento de comunicação da Prefeitura, os custos do município com a Inova representam uma fatia de 0,17% do bolo orçamentário.

Os contratos têm duração de quatro anos, sendo os planos de trabalho revistos anualmente. Portanto, os aditivos assinados recentemente fazem parte do programa de trabalho deste biênio. Os serviços da Inova na gestão tecnológica do PTS incluem a realização de eventos de inovação, atração de novas empresas para o PTS, acompanhamento dos projetos de produtos e serviços dos atuais residentes ¬ universidades, empresas e incubados ¬, e uma série de outras atividades relativas ao fomento da cultura da inovação na Região Metropolitana de Sorocaba.

Segundo o presidente da EMPTS, Rubens Hungria de Lara, nomeado ontem ao cargo (veja matéria ao lado), os contratos renovados representam uma economia superior a 10% em relação aos valores originais aprovados no início deste ano, após revisão com vista à máxima economia possível sem prejuízo do trabalho do PTS e da Inova na consolidação de Sorocaba, e da região metropolitana, como um polo de tecnologia e inovação. "Não se trata de investimento na Inova, mas sim de pagamento pela prestação dos serviços da Inova na gestão da tecnologia e inovação do Parque Tecnológico, incluindo a incubadora de empresas", afirma.

Criada em 2007, como uma organização privada sem fins lucrativos, a Inova iniciou as atividades efetivas no PTS em agosto de 2013. Dos serviços realizados pela Inova até agora, foram repassados ã agência aproximadamente R$ 3,6 milhões, incluindo o total da folha de pagamento mais encargos, a realização e participação em eventos do setor no parque e em outras localidades, além de todos os serviços de consultoria e apoio aos residentes do PTS, bem como da atração de novos residentes.

Em requerimento assinado pelo vereador Mário Marte Marinho Júnior (PPS), em 2013, em que ele pede informações à Prefeitura sobre a constituição e atuação da agência, destaca¬-se o fato de que entre os anos de 2007 e 2011 não houve repasse de recursos públicos à agência. Somente em 2012, em decorrência da Conferência Internacional de Inovação em Parques Tecnológicos (Conintec), a Inova recebeu R$ 55 mil provenientes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); R$ 150 mil da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; e R$ 312.500,00 provenientes da Prefeitura de Sorocaba. Depois disso, só passou a receber recursos, conforme informações do próprio Paço, a partir de agosto de 2013.