09/11/18 11h29

RTB Holding Energia desenvolve projeto termosolar em Rosana

Planta-piloto será integrada ao Complexo de Energias Renováveis de Porto Primavera Iniciativa conta com o apoio da Investe São Paulo

Investe São Paulo

A RTB Holding Energia - empresa brasileira referência do setor de energia renovável - anuncia projeto para a instalação de uma planta de energia termosolar no município de Rosana, na Região Metropolitana de Presidente Prudente, interior do Estado de São Paulo. A iniciativa integra a fonte de geração de energia termosolar ao complexo de energias renováveis da Usina de Porto Primavera, de propriedade da Companhia Energética de São Paulo (CESP), localizada na mesma cidade. A integração possibilitará a realização de pesquisas referentes a fontes energéticas complementares a solar, eólica e hidráulica.

Com investimento vinculado à área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da CESP, a RTB contou com o apoio da Investe São Paulo – Agência de Promoção e Competitividade do Estado – nos trâmites tributários e na intermediação com órgãos do governo, e deve gerar 60 empregos diretos e 85 empregos indiretos nas etapas de construção, operação e manutenção.

“A RTB Holding Energia vem desenvolvendo ao longo de vários anos a pesquisa e implantação de projetos em energias renováveis, uma vez que acreditamos que a inserção dessas tecnologias na matriz energética nacional permite, além de incrementar projetos de sustentabilidade ambiental, energia limpa, a disseminação de tecnologias de fácil acesso aos consumidores para construir e participar da comercialização de excedentes da energia produzida, conforme regulamentação vigente”, comenta Sérgio de Souza, CEO da empresa.

Pioneirismo no Brasil

Denominado “Implantação de usina piloto por meio de integração da fonte de geração termosolar ao complexo de energias alternativas renováveis da UHE Porto Primavera (CESP)”, o projeto é considerado estratégico pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e é inédito no Brasil.

A tecnologia da planta-piloto de 500 kWe funciona como espelhos parabólicos – Concentrated Solar Power (CSP). Também possui tubo com fluido térmico para absorver calor e gerar vapor/energia, sistemas de rastreador solar (Tracker), de geração de vapor, e de armazenamento térmico para despacho de energia elétrica, além de gerador elétrico.

“A RTB tem um excelente histórico de um trabalho dedicado às energias renováveis e esse sistema de integração de fontes de energia certamente deve se expandir de forma muito positiva por todo o país. E o Estado de São Paulo só tem a ganhar com esse pioneirismo”, avalia o diretor da Agência, Sérgio Costa.

A Usina de Porto Primavera foi a primeira a abrigar unidades de energia eólica no estado paulista, ou seja, são dois aerogeradores de 100 kW que foram projetados e instalados pela RTB dentro de um programa de P&D também da CESP. A Usina de Porto Primavera conta ainda com plantas solares com diversas tecnologias, estação solarimétrica (que mensura, principalmente, parâmetros de radiação solar) e anemométrica (para medição e registros meteorológicos e medição da velocidade do vento).

“O município de Rosana possui características bastante favoráveis ao aproveitamento de energia. E o empreendimento desenvolvido pela RTB trará, portanto, muitos benefícios na geração de empregos e em avanços para o desenvolvimento de pesquisas”, completa o prefeito de Rosana, Silvio Gabriel "Tivo". Outro ganho, de acordo com ele, é para os graduandos de Engenharia de Energia da Unesp – campus de Rosana, pois poderão aprofundar os estudos na área.

A obra está em fase de implantação e até o final de 2020 todas as etapas do projeto devem ser concluídas. O sistema vai ser capaz de gerar energia suficiente para atender cerca de 360 residências, com consumo médio em torno de 180 kWh/mês.

Sobre a RTB Holding Energia

A empresa RTB Holding Energia é um grupo 100% nacional que atua em todo Brasil. Com um amplo portfólio de equipamentos, produtos e prestação de serviços, atua nos mercados de Energia (Usinas Hidrelétricas, Termelétricas, Sistema de Transmissão e Distribuição); Sucroalcooleiro; Papel e Celulose; Óleo e Gás; Química e Petroquímica; e Energia Renovável, sendo referência de mercado no seu segmento.

A RTB atua na implementação de projetos de EPC (Engineering Procurement and Construction), envolvendo engenharia, suprimentos, construção e montagem de projetos visando oferecer a integração e gestão de projetos em energia e indústria no Brasil. Como exemplo, dentre vários projetos executados, pode-se citar o Projeto Fotovoltaico de 554 kWp instalado nos Parques Villa Lobos e Candido Portinari, em São Paulo. Trata-se da instalação de placas fotovoltaicas na cobertura do estacionamento, do prédio da lanchonete, em postes de iluminação e de plataformas fotovoltaicas com e sem rastreador solar (Tracker).

O grupo se baseia na inovação constante e, atualmente, conta com mais de 250 profissionais. A RTB possui técnicos e engenheiros especialistas, altamente qualificados e comprometidos na projeção e fabricação de produtos competitivos com a mais alta tecnologia do mercado e execução de serviços das áreas que compõem seu core business.