28/04/09 09h52

Rumo busca sócio para escoar mais açúcar

Valor Econômico - 28/04/2009

A Rumo, braço de logística do grupo Cosan, tem um plano ambicioso de se tornar uma das maiores companhias de escoamento de açúcar do Brasil. O grupo está criando uma empresa com infraestrutura integrada, que unirá todos os modais e tem como "benchmark" as operações das mineradoras de ferro do país que unem ferrovia e portos e transporte em grande escala. Com serviço integrado, acredita-se, a empresa vai poder operar com muito mais eficiência.

Criada há um ano e meio, a Rumo Logística S.A. é hoje 100% controlada pelo grupo Cosan, mas sua acionista negocia a entrada em seu capital de investidores focados em infraestrutura, diz Marcos Lutz, vice-presidente comercial e de logística da Cosan e presidente da Rumo. O banco Credit Suisse está assessorando a Rumo nesse processo. A empresa poderá ter seu capital aberto no futuro. "Estamos criando uma empresa para atingir faturamento na casa de US$ 500 milhões", afirma Lutz.

Em 2013, a operadora logística planeja já movimentar 9 milhões de toneladas de açúcar por safra. O país exporta cerca de 20 milhões de toneladas. O objetivo é alcançar 15 milhões de toneladas a partir de 2015, em uma fase mais avançada do projeto. Durante a entressafra, a Rumo deverá escoar também grãos, sobretudo soja, para ter pleno aproveitamento de sua capacidade instalada nos terminais de Santos.

Atualmente, a Rumo desenvolve uma parceira com a concessionária de ferrovias ALL (América Latina Logística), pela qual as duas companhias vão montar uma plataforma férrea de transporte dedicada a açúcar e seus derivados - do interior de São Paulo até o porto de Santos. O projeto, com investimento financeiro todo bancado pela Rumo, está orçado em R$ 1,2 bilhão (US$ 545.5 milhões). A gestão e operação da plataforma ficará por conta da ALL. O acordo firmado entre as empresas em março tem vigência de 180 dias e sua concretização está na dependência de a Rumo conseguir captar recursos no mercado para garantir a execução do empreendimento.