31/01/17 11h46

Rumo inicia encontros em NY para captar até US$ 600 mi

Valor Econômico

A concessionária de transporte ferroviário Rumo inicia hoje, em Nova York, uma rodada de encontros com investidores internacionais com o objetivo de fazer uma emissão para captar entre US$ 500 milhões e US$ 600 milhões.

Conforme o Valor apurou, esse montante vai reforçar a estrutura de capital do investimento de R$ 4,7 bilhões que a Rumo pretende fazer em uma de suas ferrovias, a Malha Paulista. As conversas com os investidores devem levar alguns dias e ocorrerão nos Estados Unidos e na Europa.

O restante do investimento deve vir de duas fontes: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio de um empréstimo de R$ 3,5 bilhões, e da geração de caixa da companhia.

No ano passado, para se estruturar financeiramente, a empresa fez um aumento de capital de capital de R$ 2,6 bilhões e um alongamento da dívida de quase R$ 3 bilhões com vários bancos.

Os R$ 4,7 bilhões integram um caderno de obrigações que a Rumo tem de cumprir para ter o prazo do contrato de concessão - que vence em 2028 - prorrogado antecipadamente por mais 30 anos.

O montante seria investido ato contínuo à autorização, concentrando-se até 2023, para modernizar a Malha Paulista, duplicando a capacidade de transporte de 35 milhões para 75 milhões de toneladas/ano. O investimento também busca melhorar os índices de produtividade.

A Malha Paulista corta o Estado de São Paulo até desaguar no porto de Santos, onde a Rumo tem um complexo portuário de 11 armazéns e dois berços de atracação.

A Malha Paulista integra o chamado "corredor Norte" da Rumo, responsável pelo trajeto entre Rondonópolis (MT) e o cais santista - o principal fluxo ferroviário do agronegócio. Esse corredor responde por quase 50% da tonelagem transportada pela Rumo.

Na semana passada, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) promoveu duas audiências públicas presenciais para debater os termos da prorrogação. A assinatura do aditivo dependerá de dois aspectos: o tempo que a agência levará para responder às consultas (o período para envio de contribuições termina no dia 3 de fevereiro) e a avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU). Estima-se, contudo, que a assinatura do aditivo ocorra ainda neste semestre. Procurada, a Rumo não se manifestou sobre o assunto.