12/03/24 15h05

S.Caetano lança Parque Tecnológico para transformar cidade em polo de inovação

Novo polo conectará startups a universidades, empresas, investidores e governo para contribuir para o desenvolvimento econômico e social do município

Repórter Diário

No dia 13 de março, às 18h, será inaugurado o Parque Tecnológico São Caetano, iniciativa que quer transformar o complexo de empreendedorismo no maior hub de inovação do ABC, reunindo empresas de diversos segmentos para criar um novo ambiente de negócios na cidade.

Localizado no centro de São Caetano, o Parque abrigará inicialmente 20 startups com diversos projetos que serão impulsionados para que o polo possa formar uma nova geração de empreendedores voltados principalmente para a área tecnológica.

As 20 startups selecionadas participarão do programa de aceleração de 6 meses – renováveis por mais 6 meses-, e serão avaliadas periodicamente para alavancagem de performance. Além das empresas residentes o Parque também oferecerá oportunidades para startups não residentes participarem dos programas de aceleração. Elas serão nomeadas com Startups On Board.

Com governança do Comitê Gestor do Parque Municipal e colaboração do SEBRAE, o Parque Tecnológico terá uma arena multiuso onde promoverá programas de aceleração, rodadas de negócios, hackathons, palestras, capacitação e network, além de contar com parcerias de diversas Universidades, agentes de mercado e fundos de investimentos.

Para acelerar a implantação do Parque, o projeto será estruturado em três pilares. No primeiro, do Conhecimento e Capacitação, as empresas terão acesso a diversos modelos de capacitação para buscarem conhecimento e entregarem resultados efetivos. Para isso, foram firmadas parcerias com várias Universidades e entidades que desenvolverão mentorias personalizadas para cada startup; com o Sebrae, que tem um programa para estruturação de planos de negócios, e com o StartSe, um programa de desenvolvimento sobre inovação, tendências e cultura empreendedora. Nessa fase, as startups também terão suporte da USCS, do Instituto Mauá de Tecnologia, FIAP, UFABC, ETEC Jorge Street, Fundação Dom Cabral e Senai.

Já, o segundo pilar, de Formação do Ecossistema, levará ao Parque algumas das principais empresas do país para proporcionar às startups oportunidades de negócios, proximidade com as principais tendências de mercado e propor desafios e soluções para negócios já estabelecidos. Nessa etapa os inscritos se relacionarão com empresas como a GM, Shein, Porto, Leroy Merlin, Waze, Mercado Pago, Sodexo, TecBan, OLX e Claro, entre outras.

O último pilar, de Fomento de Negócios, foi criado para empoderar negócios através de parcerias com fundos de investimentos, aceleradoras e programas de acesso a recursos de fomentos através de iniciativas municipais, estaduais e federais. Para conseguirem se desenvolver as empresas contarão com apoio da Prefeitura de São Caetano, dos Governos Estadual e Federal, da Bossanova, Finep, Fapesp e do Anjos do Brasil.

Inauguração do Parque Tecnológico São Caetano

Data: 13 de março

Local: rua Samuel Klein, 83 – Centro – São Caetano

Fonte: https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3400868/s-caetano-lanca-parque-tecnologico-para-transformar-cidade-em-polo-de-inovacao/