24/09/10 15h38

Sabesp faz convênio para pesquisas com São José dos Campos

DCI – 24/09/10

A Sabesp assina hoje, às 11 horas, convênio com a Prefeitura de São José dos Campos e o Parque Tecnológico para a implantação de um inédito Centro de Pesquisas e Desenvolvimento em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. O Centro de Pesquisas contará com a parceria do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e funcionará no Parque Tecnológico, inicialmente em uma área de 147 metros quadrados onde serão desenvolvidos projetos de melhoria dos processos de tratamento de água e esgoto.

A Sabesp já dispõe de um plano de investimento de R$ 50 milhões (US$ 28,6 milhões) a serem aplicados em cinco anos para a realização de pesquisas para, por exemplo, melhorar a gestão dos processos ou monitorar os aquíferos (reservas subterrâneas de água). "Vamos formar um comitê de gestão para cada projeto de pesquisa e buscar financiamento junto a instituições como Finep e Fapesp", explica o superintendente da Sabesp, Oto Elias Pinto.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José de Mello Corrêa, a instalação de mais um centro de pesquisas no Parque Tecnológico é uma demonstração da atratividade do empreendimento. "Buscamos construir um futuro planejado por meio de parcerias entre o poder público e a iniciativa privada", diz o secretário.

Até meados de 2011, o Centro de Pesquisas da Sabesp deverá monitorar em tempo real os parâmetros das estações de tratamento de 60 municípios paulistas, no Vale do Paraíba, litoral norte, Vale do Ribeira e na região de Hortolândia e Itatiba. O objetivo é identificar as melhores práticas no que diz respeito ao consumo de energia ou a quantidade de produto químico utilizada, por exemplo. "A intenção é identificar os melhores resultados obtidos entre sistemas semelhantes para então fazermos as melhorias nas demais unidades", conta o superintendente da Sabesp.