27/07/12 16h09

Sabesp vai ampliar áreas de atuação

Valor Econômico

A exploração de projetos na área de saneamento com a geração de energia também está atraindo a atenção da principal empresa do setor: a Sabesp. A companhia paulista já anunciou a intenção de constituir parceria com cinco municípios da região do Alto Tietê para a implantação de uma unidade de tratamento térmico de resíduos sólidos e geração de energia.
 
Pelo contrato a ser firmado com Arujá, Biritiba Mirim, Guararema, Mogi das Cruzes e Salesópolis, as cidades transferem para a Sabesp a concessão dos serviços e a empresa ainda tem a possibilidade de estabelecer uma Parceria Público-Privada (PPP) para o projeto.
 
Segundo o engenheiro da Sabesp, Jean Cesare Negri, os municípios formalizaram um protocolo de intenções com a empresa em abril, diante das dificuldades em dispor o lixo nos aterros que tinham como uso comum.
 
"Atualmente, os municípios estão elaborando seu planejamento de gestão de resíduos sólidos e nós estamos fazendo a modelagem e o estudo de viabilidade final para ver as condições técnicas e financeiras. O próximo passo será a formalização do convênio com o Estado e, depois, a Sabesp parte para a elaboração de um edital, porque não tem tecnologia para esse processo", afirma Negri.
 
A ideia é a Sabesp intermediar a PPP e participar da sociedade de propósito específico (SPE) minoritariamente. O projeto terá capacidade para receber 500 toneladas diárias de resíduos, gerar 12 megawatts e contará com investimentos de R$ 120 milhões. A inauguração está prevista para 2015.