31/08/09 10h24

Sabie diversifica atuação para crescer 22%, mesmo na crise

DCI

Em tempos de crise, uma das soluções é diversificar a produção. É com base nessa regra que a Sabie, empresa tradicional do setor têxtil que já teve a sua produção voltada totalmente para o segmento hospitalar, pretende fechar o ano com crescimento de 22%, mesmo com a crise econômica.

O segredo, segundo o diretor de Marketing da companhia, Roberto Toshi, tem sido a descoberta de novos segmentos. O primeiro deles foi o hoteleiro, que em cerca de dois anos de atuação passou a representar 35% do faturamento da companhia. Entre os principais clientes da Sabie estão mais de dez cadeias de hotéis como Atlântica, Blue Tree, Accor, Pestana, Estanplaza, entre outros.

Agora, com parte do mercado de hotéis já conquistado, a empresa se volta para ampliar ainda mais a gama de setores. Estão na mira o segmento de uniformes, de brindes, clínicas médicas e estéticas, saunas, entre outros. "Onde eu possa utilizar um tecido e transformar isso em uma oportunidade de venda é um novo segmento para a Sabie", explica o diretor, que ilustra, "em um restaurante, por exemplo, eu faço as toalhas, faço os guardanapos e posso ampliar para a cozinha, os uniformes, e até mesmo brindes", completa.

A Sabie, na verdade, está passando por um processo de reestruturação. A empresa atuava praticamente sozinha no mercado de hospitais até ser bombardeada pela chegada de concorrentes a cerca de cinco anos atrás. De acordo com ele, em quatro anos a empresa que dominava praticamente 100% do mercado perdeu 50% do mesmo, hoje pulverizado por vários concorrentes. "E são concorrentes de peso como a Coteminas, a Teka e outros desse porte", diz. Mas garante com convicção que a Sabie voltará a ser líder desse segmento. "Jamais vou voltar a ser 100%, não tem mais como, mas que eu vou subir dos 50% para os 60% ou 70% do mercado isso eu vou, não tenha dúvida".

A empresa, que fechou 2008 com faturamento aproximado de R$ 70 milhões (US$ 38,3 milhões), tem entre suas apostas a aquisição de equipamentos de tecnologia da informação para intensificar ainda mais a força de vendas da empresa, desenvolver um programa interno com melhorias e benefícios para os funcionários, e destaque da marca da empresa.