16/10/15 12h00

Sabis Escola Internacional chega à América do Sul e abre unidade bilíngue em Campinas

Projeto do grupo multinacional recebe apoio da Investe SP e aporta mais de US$ 30 milhões; Empresa pretende tornar o ensino internacional mais acessível no Brasil

Investe São Paulo

A Sabis® Educational Systems, rede educacional de origem libanesa presente em 18 países, vai instalar em Campinas sua primeira unidade sulamericana. A escola aportará investimentos de mais de US$ 30 milhões até começar a operar com 800 alunos, já em 2018, podendo chegar a 5 mil no futuro.

O projeto recebe apoio da Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. “Atendemos a Sabis há dois anos, oferecendo informações socioeconômicas estratégicas sobre diversas regiões do Estado. Em Campinas, a Sabis terá um papel fundamental na formação inicial dos profissionais que ajudam a tornar a região um polo de conhecimento dentro do continente”, disse Juan Quirós, presidente da Agência.

A rede internacional tem uma proposta de ensino bilíngue e laico, que objetiva possibilitar que os alunos entrem nas melhores universidades do mundo. No Brasil, as poucas escolas que operam nesse padrão têm um alto custo, mas a Sabis pretende trazer um modelo também acessível para a classe média.

“Em nosso modelo de negócios, as unidades devem prosperar, gerar riqueza e empregos na cidade, mas sempre com o objetivo principal de educar para um mundo globalizado”, explica o CEO da empresa, Carl Bistany. A ideia é que a unidade de Campinas, que vai atender desde crianças no jardim da infância até o ensino médio, seja a primeira de diversas escolas no Brasil e na América Latina.

Para a instalação da escola foi adquirido um terreno de 330 mil m². O projeto prevê área construída de 25 mil m², em área de cerca de 100 mil m² na fase inicial da unidade, com espaço ainda para expansão futura, a construção de alojamentos para intercambistas e professores e espaço verde.

Os alunos cumprirão o currículo do MEC aplicado em qualquer outra escola, além de todo o conteúdo em inglês como idioma principal. O material utilizado também será padronizado – a empresa possui um departamento de produção acadêmica próprio, com milhares de títulos publicados. Diversos deles, inclusive, já foram traduzidos para o português, já que a ideia de entrar no Brasil é estudada há cerca de três anos.

“Durante 129 anos, a SABIS® tem formado alunos de todas as nacionalidades, com o conhecimento e habilidades necessárias para que sejam bem-sucedidos em um mercado de trabalho globalizado. Cabe notar que os ganhos com a qualidade de ensino não se limitam aos estudantes. As cidades que hospedam escolas da rede SABIS® também se beneficiam. Elas se tornam mais interessantes a indivíduos e empresas multinacionais, para a criação de novos empregos e serviços a um custo acessível” , explica Bistany, ressaltando também a confiança no Estado de São Paulo. A empresa precisava instalar sua escola em uma cidade que tivesse, ao mesmo tempo, um alto nível de desenvolvimento econômico e potencial de internacionalização.

“Campinas é um polo industrial e de serviços, além de um hub global por conta do aeroporto de Viracopos. Aqui poderemos atender um dos eixos mais promissores do País”, completa o executivo. Segundo ele, o apoio da prefeitura também foi fundamental para a decisão de estabelecer-se na cidade.

Sobre a SABIS® International Systems

Sabis nasceu em 1886 como a Escola Internacional de Choeifat, fundada na vila de Choueifat, em Beirute, Líbano, pelo reverendo Tanios Saad e por Louisa Proctor. Em meados da década de 1970, a empresa iniciou um programa de expansão fora do Líbano, iniciando, assim, a criação de uma rede global de escolas presente hoje em 18 países.

As raízes no século XIX garantiram à SABIS® um sólido fundamento no mundo de gerenciamento de educação global. Hoje, a Rede de Escolas SABIS® é gerenciada por uma equipe de pessoas habilidosas e de profundo conhecimento, supervisionadas por dois escritórios corporativos localizados em Beirute, Líbano, e em Eden Prairie, Minnesota, EUA.

Atualmente nos EUA, o Sistema Educacional SABIS®, INC. opera com doze escolas autônomas (Arizona, Louisiana, Massachusetts, Michigan, Ohio), cinco escolas licenciadas (Nova Iorque, Nova Jérsei), e uma escola privada (Minnesota). Na Europa, opera com três escolas privadas (Alemanha, Reino Unido) e uma escola licenciada (Romênia).

Para mais informações, acesse www.sabis.net