10/09/12 17h08

Santo andré investe mais em transporte e mobilidade

DCI

Para dar continuidade aos projetos de mobilidade urbana, tema que vem sendo discutido amplamente nas sete cidades do ABCD, a Prefeitura de Santo André protocolou no Ministério das Cidades, na última semana, um projeto de mobilidade que concorre ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Cidades Médias. O programa do governo federal conta com recursos de R$ 7 bilhões e beneficiará cidades que têm entre 250 mil e 700 mil habitantes. Estão concorrendo 75 municípios.

O plano apresentado por Santo André contempla otimização e ampliação do corredor Expresso Guarará, com diminuição no tempo de deslocamento bairro a bairro, principalmente entre as zonas nordeste e sudeste do município, evitando que usuários tenham de se dirigir à área central para ir a outros modais.

Na proposta, está projetada faixa exclusiva para o transporte coletivo entre a Vila Luzita e o Centro, até a futura estação Parque Tecnológico/Pirelli, da CPTM, proporcionando tratamento prioritário aos ônibus no trecho com circulação compartilhada, afirmava a nota oficial enviada pelo município.

Segundo o projeto da cidade, com a ação, serão atendidos mais de 290 mil habitantes, abrangendo bairros com urbanização consolidada ou em processo de adensamento, além de atender diversos empreendimentos residenciais em fase de construção e indústrias situadas ao longo dos eixos de intervenção propostos.
A ação prevê ampliação da área de manobra e construção de bicicletário no Terminal Vila Luzita, recuperação de pavimento e sinalização do corredor em faixa exclusiva ao longo da Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, além da adequação das quatro estações existentes e construção da Estação Xavantes.

Estão previstos, também, a extensão do corredor – em faixa exclusiva – do Viaduto Doutor Millo Cammarosano até a Estação Parque Tecnológico/Pirelli, da CPTM, a construção do Terminal Intermodal de integração, bicicletário e estacionamento.

Será feita implantação de tratamento preferencial para o transporte coletivo ao longo das Avenidas Santos Dumont, Queiros dos Santos, Artur de Queirós e Firestone, além das Ruas Siqueira Campos, General Glicério, Luís Pinto Fláquer, Coronel Fernando Prestes, Coronel Alfredo Fláquer, com implantação de faixa preferencial à direita, recuperação do pavimento e das calçadas, implantação de sinalização horizontal e vertical e tratamento dos pontos de parada.

O plano conta, ainda, com a construção de viaduto sobre a Avenida Giovanni Batista Pirelli, entre a Avenida Pedro Américo e Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo para otimização do transporte na cidade.

Transporte público
Com relação ao transporte público, a cidade anunciou recentemente a implantação de sistema de monitoramento GPS em toda a frota. O mecanismo possibilita melhorias em aspectos como operação, planejamento, fiscalização e informação ao usuário. O sistema consolida todos os dados, permitindo acompanhar, em tempo real, a velocidade atingida, o intervalo entre os veículos, o tempo de ação, e a previsão de chegada dos ônibus nos pontos, além de mostrar o tipo de carro que está em operação, possibilitando um retorno mais rápido às reclamações de usuários.

Medidas adicionais, como o lançamento de informativo do transporte coletivo e de táxis e treinamentos de motoristas e cobradores, contribuíram para melhorar o atendimento à população.

Atualmente, a frota municipal concentra 405 veículos, dos quais 104 são ônibus novos com acessibilidade. Foram instalados, de 2009 a 2012, 1.360 abrigos e piquetes em paradas distribuídas pelo município.