27/06/13 15h31

Santo André reinaugura incubadora de empresas

Diário do Grande ABC

Alexandre Meza é um microempresário audacioso. Proprietário da empresa andreense Biotera, atuante no mercado de inovação em segurança e meio ambiente há três anos, ele não se preocupa com o cenário econômico morno no País. “Mesmo com as previsões de crescimento (da atividade econômica nacional) entre 2% e 3%, espero aumentar o meu faturamento entre 15% e 18% neste ano”, afirmou.

A perspectiva positiva de Meza está apoiada em nova fase. Ele terá consultoria especializada e um espaço com linha de telefone e internet, gratuitamente, para dar andamento aos seus projetos inovadores. Com isso, além de elevar a receita de R$ 428 mil atingida em 2012, pretende esticar a sua margem de lucro de 10% para até 13%. “Com essa ajuda terei a capacidade de melhorar o gerenciamento e, como resultado, aumentar os ganhos”, estimou.

Meza é um dos oito empreendedores fomentados pela InNova (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica) de Santo André. O local foi inaugurado em setembro de 2002, durante o governo João Avamileno. Porém nos últimos quatro anos estava quase que inativo. Ontem, o Executivo municipal assinou, junto com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, a reinauguração.

O orçamento previsto para até o fim de 2014 para o espaço de fomento é de R$ 250 mil. Apenas neste ano, serão direcionados R$ 130 mil. “Praticamente para custearmos a estrutura dos 11 espaços que temos disponíveis (oito já preenchidos) e pagar a contratação de consultores do mercado para auxiliar os donos dos projetos”, explicou o gerente da InNova, Dioraí Leão da Costa.

A capacidade de auxílio da incubadora é de 11 projetos com a disponibilidade de espaços no local e mais seis externos, que terão o acompanhamento e as consultorias. “Sem contar que todos os projetos que estão na incubadora, com espaço no local ou externo, têm grande chance de despertarem o interesse de investidores anjos (pessoas que colocam dinheiro em empresas com projetos inovadores). Esses investidores sempre buscam as incubadoras para achar projetos”, explicou Costa.

Hoje, a InNova está aberta na Rua Artur de Queirós, 720, Santo André, e recebendo projetos de interessados. Para se encaixar, é necessário ter como objetivo apresentar ao mercado algo inovador, jamais visto, ou modificar algo existente, explicou o gerente da incubadora. Duas vezes por ano os melhores serão selecionados, pré-incubados durante um mês para testes e, caso aprovados, inscritos por um ano, prorrogável por mais um, na InNova.

EVENTO
O diretor do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de Santo André, Emanuel Teixeira, participou do evento de inauguração da InNova e deixou claro a posição do seu setor. “Estamos aqui tanto para contribuir como também para cobrar bons resultados.” Ele destacou ainda que a indústria da região demanda muito de novas tecnologias e inovações e que a incubadora tem tudo para suprir parte disso.

Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques elogiou o estímulo que a administração pública municipal realizará à economia regional com a InNova. Para a vice-prefeita e Secretária de Desenvolvimento Econômico de Santo André, Oswana Fameli, a cidade acaba de entrar em um grupo de alta produção de inovação, que contava com 384 incubadoras no País até ontem.