02/12/10 11h28

Santos Brasil prevê fechar o ano com recorde de cargas

Valor Econômico

A Santos Brasil, maior concessionária de terminais de contêineres do país, investirá pelo menos R$ 48 milhões (US$ 28,2 milhões) no próximo ano na ampliação de áreas e na aquisição de novos equipamentos para o Tecon Santos, localizado em Guarujá, no porto de Santos. A informação foi dada ontem pelo presidente do grupo, Antônio Carlos Sepúlveda, que anunciou a perspectiva de encerrar o ano com aumento de 30% na movimentação, chegando a 1,350 milhão de Teus (contêineres de 20 pés) nos três terminais que a empresa controla.

Além da instalação no porto paulista, que deve responder por quase 1,300 milhão de Teus, a Santos Brasil administra um terminal em Vila do Conde (PA) e outro em Imbituba (SC). "O ano de 2009 foi de provação. E 2010 superou as expectativas, nem no melhor dos sonhos poderíamos enxergar esse crescimento", disse o executivo. Os números foram puxados especialmente pelas importações, com o real valorizado. Os desembarques cresceram 56% e as exportações, 10%.

Dos quase R$ 50 milhões (US$ 29,4 milhões) a serem investidos, R$ 36 milhões (US$ 21,2 milhões) serão empregados na melhora da superestrutura, para dotar o Tecon Santos de uma capacidade operacional de 2 milhões de Teus em 2011. Serão comprados 12 novos RTGs, equipamentos sobre rodas para movimentar contêineres que permitem melhor adensar a ocupação das pilhas no pátio. Hoje, existem 34 em operação. Além disso, serão adquiridos 30 terminals tractors, reboques capazes de puxar até dois contêineres de uma vez, cada qual substituindo o trabalho de dois caminhões. A estimativa é de que a utilização do veículo, também movido a diesel, reduza em cerca de 30% as emissões de CO2 na atmosfera. No médio prazo, todos os cerca de 80 caminhões que fazem o transporte do contêiner entre o cais e o pátio serão substituídos pelos terminals tractors.

De acordo com Sepúlveda, os aportes em maquinário permitirão aumentar a velocidade operacional do terminal, redundando em uma maior produtividade. O Tecon Santos deve encerrar este exercício com 52 movimentos (embarque ou desembarque de um contêiner do navio) por hora. Para 2011, a meta é de 58 movimentos por hora.

Os R$ 12 milhões (US$ 7,1 milhões) restantes serão investidos na adequação de uma área na zona secundária de Guarujá com 52 mil metros quadrados que operará como Redex (recinto especial para despacho dedicado apenas às exportações). O terreno é vizinho ao Centro Logístico e Industrial Aduaneiro (Clia, onde as cargas de importação e exportação ficam armazenadas enquanto o despacho não é concluído) da Santos Brasil. O objetivo é dedicar o Redex exclusivamente aos embarques de açúcar. A cada ano a conteinerização da commodity tem crescido e, neste exercício, será a carga de exportação mais movimentada no Tecon Santos. O Terminal de Exportação de Veículos (TEV), também controlado pela Santos Brasil, no porto de Santos, deve encerrar o ano com aumento de 80% nos volumes, chegando a 150 mil unidades.