05/03/10 11h43

Santos e Suape fecham parceria internacional

DCI

Os Estados de São Paulo e Pernambuco firmam acordos com países europeus para cooperação técnica nos Portos de Santos (SP), e Suape (PE). Os acordos têm como principal objetivo a definição de programas para melhores práticas de gestão e tecnologia em troca de experiências portuárias. Ao passo que o complexo industrial de Suape receberá mais 17 empresas este ano, já em fase de implantação no empreendimento, que aplicarão na região US$ 17 bilhões para melhorias no porto.

O Estado de Pernambuco assinou no último dia 25 de janeiro o primeiro termo de cooperação técnica com a Holanda, que deve ser firmado em abril, durante a vinda de uma comissão técnica holandesa a Pernambuco. O termo consiste em replicar o centro de referência holandês dentro do Centro de Treinamento Engenheiro Francisco Vasconcelos, escola nacional que o Governo de Pernambuco recebeu do Estaleiro Atlântico Sul.

Para estreitar laços e trocar experiências em torno do desenvolvimento na área portuária, autoridades de Santos e de Valência, Espanha, assinaram acordo de cooperação técnica, comercial e de capacitação nesta quarta-feira (3). Na ocasião o prefeito João Paulo Tavares Papa destacou a semelhança entre os municípios, lembrando que o porto de Santos é líder na América do Sul, assim como o de Valência é no Mediterrâneo.

"Valência encontrou soluções criativas na questão da macrodrenagem na revitalização da área portuária. Queremos trocar estas experiências, aprender com as idéias e com as tecnologias utilizadas, e começar aqui uma relação de prosperidade, com ações concretas, que resultem em mais qualidade de vida para ambas as nações", comentou ele.

"Espero que Santos seja a porta de entrada do País à Europa e que Valência possa representar o mesmo para o comércio de vocês. Aqui começa uma colaboração responsável, que vai gerar riquezas e novos projetos", disse Francisco Campos Ortiz, presidente da Generalitat (província) de Valência, que equivale ao cargo de governador no Brasil, ao lembrar a importância das relações comerciais.